Na maioria dos países, a Toyota foi a marca mais procurada na Internet em 2016, mas um estudo levado a cabo por uma companhia britânica de venda de peças revelou igualmente uma série de curiosidades interessantes como o estranho caso de uma nação africana em que a marca mais procurada foi a… Bugatti.

A Quicko, uma empresa britânica de fornecimento de peças online, procurou saber quais os modelos mais procurados em cada país, através do motor de busca Google. Assim, pediu à sua equipa de informáticos que reunissem as informações de 193 países (alguns como a Coreia do Norte, Irão ou Cuba não foram contabilizados) para procurar qual a marca mais pesquisada em cada nação. O resultado é um mapa com alguns resultados interessantes.

Ainda que nalguns dos países analisados exista uma nuance na forma de o Google ter concorrência importante por parte de outros motores de busca (como refere a Quicko, mencionando os casos de China, Rússia e Coreia do Sul), os dados procuram replicar de forma fidedigna os interesses por nação, com a Toyota a liderar em países como os Estados Unidos da América ou a Austrália e em regiões vastas de África e Ásia. A Honda é a mais pesquisada no Canadá e no Brasil, enquanto na Europa a BMW domina muitos dos países, incluindo Portugal.

A Hyundai tem um desempenho muito interessante na Rússia, ao passo que em África a Toyota impõe a sua lei, com alguns exemplos de Renault e Mercedes-Benz e uma nação em que uma marca de superdesportivos surge em primeiro. De acordo com estes dados, no Níger, a marca mais pesquisada no Google foi a Bugatti.

No total, a Toyota lidera a contagem com 74 países em que foi a mais procurada, seguindo-se a BMW com 51 e a Hyundai com 17.