Toyota Gazoo: A arte da multiplicação de desportivos e o ‘mistério’ Celica

19/09/2017

Preparando-se para lançar no mercado europeu o novo Yaris GRMN, aquele que será o primeiro membro da família de altas prestações sob a insígnia da Gazoo, a Toyota anunciou hoje que irá criar toda uma gama de desportivos no mercado japonês, a começar pelo Yaris (Vitz, localmente) e a terminar nos Prius C e V.

Esta é a primeira etapa da disseminação das versões de altas prestações Gazoo, assistindo-se à chegadas das versões GR para diversos modelos, primeiro no Japão e, posteriormente, noutros mercados.

Ao todo, a marca japonesa propõe diferentes níveis de atitude desportiva. A mais extrema de todas será a GRMN, seguindo-se depois a GR, a GR Sport e a GR Parts. A primeira terá modificações técnicas mais numerosas, incluindo um acréscimo de potência, enquanto a GR terá melhorias em elementos como os travões, suspensão, pneus, escape e diferenciais autoblocantes, além de novidades estéticas no exterior e no interior.

A GR Sports trata, essencialmente, de novidades estéticas, acrescentando também mexidas na suspensão, ao passo que a GR Parts serve como um catálogo de peças e componentes para que os clientes possam equipar os seus carros a preceito.

No Japão, os modelos que são incluídos nesta nova gama desportiva serão o Vitz (GRMN, GR e GR Sport), Prius PHV (GR Sport), Harrier (GR Sport), Mark X (GR Sport), Voxy (GR Sport), Noah (GR Sport), Aqua (GR Sport) e 86 GR, modelo que surge com novidades aerodinâmicas e técnicas, incluindo amortecedores da Sachs, jantes da RAYS, travões reforçados, nova saída de escape, diferencial Torsen e bancos especiais da Recaro.

Resta esperar pelo anúncio do lançamento desta gama na Europa.

Toyota salvaguarda denominação Celica

Entretanto, ficou-se também a saber que a Toyota renovou a patente do nome Celica, conforme revelou o site da revista Car and Driver. Embora possa apontar para o renascimento de um modelo com esse mesmo nome numa era em que a companhia está mais do apostada em desenvolver uma gama desportiva – até mesmo nos híbridos, como se viu com o recente anúncio no Salão de Frankfurt – o regresso do Celica seria mais um ‘piscar de olhos’ ao passado atendendo a que está prestes a fazer renascer o nome Supra para o carro cujo desenvolvimento está a ser feito com a BMW (que apresentou o seu Z4 concept em Frankfurt).

Contudo, esta possibilidade acaba por não ser muito forte, atendendo à estruturação da gama atual, mesmo que haja um espaço abaixo do GT86 para a colocação de um novo coupé desportivo.

A possibilidade mais realista aponta para a ideia de salvaguarda da designação Celica para uma eventual utilização posterior. Sendo um modelo histórico, o Celica ganhou enorme notoriedade pela sua participação no Mundial de Ralis e pela versão de estrada mais extrema, a GT Four com tração integral.

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