Toyota GT86 vai ter nova geração em parceria com a Subaru

30/09/2019

Um dos coupés desportivos mais elogiados pelo seu comportamento exigente e, simultaneamente, divertido, o GT86, irá ter uma nova geração, graças aos esforços conjuntos da Toyota e da Subaru.

Após muita especulação em torno de um eventual sucessor, as duas marcas japonesas assinaram um acordo para o desenvolvimento conjunto de um novo modelo desportivo, dando assim origem a novas gerações para o Toyota GT86 e para o Subaru BRZ, modelo que não se comercializa em Portugal, mas que é gémeo idêntico do GT86, partilhando componentes e filosofia.

Nada se conhece em relação aos detalhes técnicos para essa nova geração, mas um detalhe está já confirmado: a tração traseira, mantendo assim uma tradição que já vem, no caso da Toyota, do Corolla AE86, histórico por ter sido um desportivo acessível na década de 1980.

Lançado em 2012, o GT86 tornou-se, quase instantaneamente, num clássico automóvel, apresentando um motor boxer de 2.0 litros com 200 CV que associado a esquema de tração traseira para sensações de condução mais puras e sem grandes filtros. Não existe ainda uma data de lançamento prevista para esta nova geração.

Por outro lado, as duas marcas anunciaram ainda o aprofundar do relacionamento entre si, com a Toyota a aumentar a sua participação na Subaru em 3.17% para um total de 20%, enquanto a Subaru também irá investir na Toyota.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.