O anúncio foi feito por Akio Toyoda, CEO e Presidente da Toyota Motor Co., apontando assim para um futuro mais direcionado para os automóveis elétricos, contrariando, de alguma forma, os rumores que davam conta de que a marca japonesa não pretendia apostar com tanta força nesta tecnologia. O compromisso da Toyota com os automóveis elétricos será acelerado ao longo da década de 2020, mas será feito também com o esforço paralelo em tecnologias como o hidrogénio e combustíveis sustentáveis.
Entre os principais destaques do anúncio feito por Toyoda está o objetivo de Toyota e Lexus disporem de um total de 30 automóveis elétricos em 2030, com as vendas globais a rondarem os 3.5 milhões, de acordo com as estimativas da marca, no mesmo período de tempo.
“Acredito que a neutralidade carbónica significa a concretização de um mundo no qual todos os que vivem neste planeta continuem a viver de forma feliz. Queremos ajudar a concretizar esse mundo. Esse tem sido e continuará a ser o desejo da Toyota e a nossa missão como companhia global. Para esse desafio, precisamos a reduzir as emissões de CO2 o máximo possível e o mais rápido possível”, afirmou Toyoda.
No Velho Continente, a Toyota Motor Europe pretende ter uma neutralidade completa nas emissões de carbono, apontando para uma redução de 100% nas emissões em todos os automóveis novos vendidos na Europa Ocidental em 2035, excluindo assim o mercado russo desta equação.
“Estamos a viver num mundo diversificado e numa era em que é difícil prever o futuro. Assim, é difícil fazer toda a gente feliz com uma solução apta para todos. É por isso que a Toyota quer preparar tantas opções quanto as que são possíveis para os nossos clientes em redor do mundo. Acreditamos que todos os veículos eletrificados podem ser divididos em duas categorias, dependendo da energia que usam. Uma categoria é a dos ‘veículos que reduzem as emissões de carbono’. Se a energia que alimenta os veículos não é limpa, o uso do veículo eletrificado, qualquer que seja o seu tipo, não resultará em zero emissões de CO2. A outra categoria é a dos ‘veículos neutros em carbono’. Os veículos desta categoria movimentam-se com energias limpas e alcançam emissões zero em todo o seu processo de utilização. Na Toyota, fazemos o máximo para concretizar estes veículos”, acrescentou.Gama bZ vai crescer
A gama bZ (‘beyond Zero’) de veículos elétricos será uma das principais apostas da Toyota, procurando a redução total das emissões de CO2 dos seus veículos elétricos, com uma plataforma dedicada especificamente para os modelos elétricos a uma escala global. O primeiro modelo desta gama será o bZ4X, que foi desenvolvido em conjunto com a Subaru e que adota a filosofia SUV. O modelo será produzido na fábrica japonesa de Motomachi, prevendo-se o início das entregas para o início do próximo ano.
Mas, na calha estão já dois novos modelos para esta linha de automóveis elétricos, com um SUV de dimensões médias que antecipa uma nova era para os veículos elétricos, a que se juntará um outro SUV mais pequeno pensado para a Europa e para o Japão. De acordo com o CEO da marca, prevê-se uma bateria de pequenas dimensões.
Garantindo que esse é um aspeto no qual a Toyota trabalha já três décadas, o responsável da marca aponta para esse SUV compacto um consumo médio esperado de 125 Wh por quilómetro. Estão ainda na calha outros veículos, como uma berlina e um SUV de grandes dimensões e três filas para as famílias.
“Vamos não só acrescentar opções elétricas a modelos existentes, mas também oferecer uma gama completa de modelos de produção em massa e de preço razoável, como os da série bZ, para corresponder às necessidades de todos os tipos de clientes”.
Lexus 100% elétrica
Para a Lexus, marca de luxo pertencente à Toyota, está reservado o papel de eletrificação completa a médio prazo, propondo-se a uma gama completa de automóveis elétricos em todos os segmentos em 2030 nos mercados da Europa, América do Norte e China, para um volume de vendas global de um milhão de unidades por ano. Apenas cinco anos depois, ou seja, em 2035, espera-se que a totalidade das vendas da Lexus a nível global seja feita com modelos elétricos.
Em linha com essa filosofia, apresentou o RZ, um SUV elétrico que dará o passo seguinte em termos de estratégia de eletrificação, mas também um protótipo de um desportivo mais extremo com “proporções arrojadas e baixa altura ao solo” para oferecer uma prestação única de condução para a Lexus. Prometida está já uma aceleração pouco acima dos dois segundos, autonomia superior a 700 quilómetros e a possibilidade de recorrer a baterias de estado sólido.
“Podemos posicionar as baterias e os motores elétricos para trazer maior liberdade aos veículos elétricos. Esta liberdade permite-nos estar mais em linha com os nossos clientes, tal como corresponder as necessidades de diferentes regiões, diferentes estilos de vida dos nossos clientes e, quanto aos veículos comerciais, dos modelos para transportes de longa distância às entregas ‘last-mile’”.
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