O Tribunal Federal Administrativo da Alemanha situado em Leipzig decretou esta tarde a possibilidade de proibir ou restringir a circulação de veículos Diesel dentro das grandes cidades, enquanto o Governo de Angela Merkel procura soluções alternativas para que essas leis não tenham de ser aplicadas.

Os estados das regiões de Baden-Württemberg e da Renânia do Norte haviam recorrido de uma ação judicial levada a cabo por uma associação ambientalista, a DUH, que pedia a intervenção política de forma a reduzir o número de carros a gasóleo dentro das grandes cidades de forma a melhorar a qualidade do ar. Contudo, aquele tribunal acabou por rejeitar os recursos dos estados e considerar que as proibições podem ser aplicadas regionalmente sem que exista uma norma regulatória estabelecida a nível nacional.

Recorde-se que a DUH havia entrado com ações judiciais contra os estados de Estugarda e de Dusseldorf para forçá-los a implementar restrições de circulação nos veículos a gasóleo depois de se ter verificado um excesso no nível de emissões de NOx (óxidos de azoto) permitidas pela União Europeia (EU) naqueles dois estados.

No entanto, as autoridades governativas acreditam que é possível contornar a situação das emissões sem que se tenha de recorrer a interdições na circulação de carros Diesel, conforme indicou a ministra do Ambiente da Alemanha, Barbara Hendricks, citada pelo site Automotive News Europe.

“Isto não implica que as restrições sejam postas em prática de um dia para o outro. O meu objetivo é e continua a ser que as restrições nunca tenham de ser implementadas porque podemos limpar o ar através de outros meios”, referiu, apontando que a aplicação de sistemas de limpeza e de tratamento de gases nos carros mais antigos pode ajudar a solucionar o problema.