Uma empresa chinesa que é apelidada de a ‘Uber dos camiões’ está a ganhar cada vez mais expressão naquele país, valendo já mais de 1.000 milhões de dólares (915.6 milhões de dólares), de acordo com a revista Caixin.

A Huochebang foi alvo de uma recente ronda de financiamento liderada pelo motor de busca Baidu – cuja importância é comparável à da Google – o que permitiu a esta empresa de transportes arrecadar 156 milhões de dólares (142.9 milhões de euros), o que lhe permitirá expandir os seus negócios de serviços de camiões, alargar a sua base de utilizadores e contratar mais pessoal, conforme referiu uma fonte daquela companhia à Caixin.

A empresa assegura que poupa mais de 60.000 milhões de yuan (7.973 milhões de euros) anualmente em combustível aos cinco milhões de camionistas do país, maximizando cada deslocação. A empresa foi fundada em 2011 com o apoio do gigante chinês da Internet Tencent e conta atualmente com 2.6 milhões de veículos registados e 2.3 milhões de condutores.

A explicação para o seu sucesso reside na possibilidade de ligação entre toda a indústria de transporte com camiões, um setor que na China se encontra fragmentado e é composto sobretudo por camionistas independentes, que representam 75% dos carregamentos comerciais do país.

Além do seu negócio de transporte, a Huochebang também está a acumular dados sobre o consumo de combustível por quilómetro e de despesas com portagens, que utilizará para oferecer serviços financeiros aos camionistas.

Com Lusa