Considerado o roadster mais famoso do mundo, o Mazda MX-5 apenas na mais recente geração contou com uma versão de tejadilho rígido retrátil, o RF, que torna a vivência a bordo mais silenciosa e confortável, mas a marca nipónica contou no passado com uma variante bem mais exclusiva para o mercado japonês, um coupé.

Ao contrário de todas as outras unidades produzidas, o Miata Roadster coupé diferenciava-se por ter um tejadilho fixo ao estilo de um coupé de duas portas, sendo produzido em números muito limitados entre 2003 e 2004. Uma dessas unidades está agora à venda em leilão no Japão, pela Davey Japan, uma entidade especializada na venda e exportação de modelos do Japão para o resto do mundo.

De acordo com a descrição, apesar da produção limitada do coupé, houve tempo para três variantes – Type A, Type E e Type S –, sendo a Type A aquela que tinha o motor mais potente e caixa manual de seis velocidades. As informações recolhidas no anúncio dão conta de uma edição de apenas 200 unidades do Type A, que era também a mais elegante no aspeto visual.

Neste campo, a secção traseira do MX-5 de segunda geração (NB), ganha outra robustez, sobretudo atendendo a todas as mudanças que tiveram de ser feitas ao nível da carroçaria para acomodar o tejadilho fixo.

Esta unidade a leilão, de volante à direita, foi produzida em 2004 e tem apenas 42.000 quilómetros percorridos no odómetro, o que torna este modelo num ‘achado’ otimamente preservado.