Um desejo chamado elétrico (parte 4): Moustache Samedi Race 9 Carbon e a ‘grande batota’

05/06/2018

A finalidade de andar de bicicleta de montanha é fazer exercício físico, certo? Sim. E é ótimo quando estamos em boa forma física, mas pode ser um pesadelo quando andamos com pouca regularidade. O que é suposto de ser divertido, rapidamente se transforma numa espécie de promessa que pagamos a cada pedalada.

É aqui que entra a Moustache Samedi, um dos modelos de bicicleta de montanha com assistência elétrica de uma marca francesa que só fabrica bicicletas elétricas, à exceção de uma para crianças que é uma “walking bike” e não tem pedais.

A adaptação à Samedi demorou apenas alguns segundos, na pratica é igual a uma bicicleta sem motor, tem selim, guiador, travões, pedais e transmissão com 11 velocidades. A grande diferença está bem disfarçada dentro do quadro em carbono, trata-se de um motor Bosh Performance CX de 250W e uma bateria com a capacidade de 500 Wh que é dos mais potentes atualmente no mercado, com um torque entre 40 e 75Nm. Um motociclo com 125cc gera à volta de 12,5Nm. Calma, esta bicicleta não tem acelerador, para controlar a entrega de potência do motor, ou seja a assistência à pedalada temos cinco modos que podem ser escolhidos no seletor multifunções instalado no guiador: Eco, Tour, eMTB, Turbo, Off, e Walk assist.

Tanto no Eco como no Tour, a assistência é quase igual, sendo mínima, é indicada para terrenos com muitas descidas ou sem inclinação, poupando muito a bateria. O eMTB é o que, quem comprar esta bicicleta, vai usar mais porque combina da melhor forma a entrega de potência com a economia da bateria, o Turbo, bem, digamos que quem anda de bicicleta de montanha gosta especialmente de descidas, e normalmente chega ao fim delas com um sorriso rasgado na cara, mas, que tal chegar ao fim de uma subida com um sorriso ainda maior? Este modo é o que nos faz dizer que andar de bicicleta assim parece batota, é fácil qualquer pessoa mesmo não estando em grande condição física sentir-se um profissional. O modo Off, claro, é o reverso da medalha porque desliga a assistência e implica termos de “puxar” os 22,5kg que ela pesa, por fim o Walk assist serve para quando desmontamos e temos de levar a bicicleta à mão.

A Samedi é das bicicletas elétricas mais bem conseguidas do mercado. A integração da bateria no quadro é tão dissimulada que quem não saiba, pensará tratar-se de uma bicicleta de montanha normal. Uma carga completa demora cerca de 4,5 horas e fizemos cerca de 40km restando ainda dois traços no indicador de nível da carga, a marca diz ser possível entre 50 e 200km dependendo do terreno, e do modo de assistência escolhido.

O preço, sem dúvida que é elevado, mas proporcional à dose de diversão e adrenalina. O sistema de assistência à pedalada é tão eficaz que por vezes parece “adivinhar” o que queremos fazer e o equipamento incluído está ao nível do preço pedido. A marca dá garantia de cinco anos no quadro, e dois na bateria e restante equipamento.
Mais: design, fator diversão, tecnologia.
Menos: preço.

Ficha técnica:
Quadro: JUST_Carbon technology, fibras Toray T700 de espessura variável triangulo traseiro em aluminio hydroformado – 160mm de curso – 27.5 Plus.
Amortecedor: Rock Shox Monarch Plus RC3 Debon air 200×57
Forquilha: Fox 36 Float Performance – 160 mm de curso – ebike specific – Boost 15x110mm – 29/27.5 Plus
Motor: BOSCH Performance CX 250W – 40/75 Nm – Assistência de 50 a 300 % – até um máximo legal de 25 km/h.
Bateria: BOSCH Li ION PowerPack 500 Performance – Integrada – 36v 13,8Ah – 500Wh – Carga complete em 4.5 horas, 50% em 2 horas – 2.5 kg
Controlador: BOSCH Purion display – 5 modos: (Eco, Tour, eMTB, Turbo, Off) – Walk assist
Transmissão: especifica da Moustache / Sram EX1 + GX 11S Super Wide Range 14×11-50
Travões: Magura MT 5 hidraulicos, manetes paras 2 dedos, pinças de 4 pistons, disco de 200mm na frente e 180mm atrás.
Rodas: Exclusivas da Moustache 27.5″ – 35mm – compatíveis com tubeless.
Pneus: MAXXIS Tubeless Ready – Dual density – Exo protection – Front: MINION DHF 27.5×2.8 / Rear: REKON 27.5×2.8
Selim: Moustache ergonómico anti-derrapante.
Espigão de selim: Integrado Drop Seat Post – hidraulico, com comando remoto – 31,6mm – Curso: 60 mm (S), 100mm (M), 125 mm (L)
Peso: 22,5 kg (tubeless)
Preço: 7086 euros

Leia aqui a parte 1 da vida em ecossistema elétrico com o teste à Zero DSR

Leia aqui a parte 2 da vida em ecossistema elétrico com o teste ao Renault ZOE 40

Leia aqui a parte 3 da vida em ecossistema elétrico com o teste à Gocycle

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