Um dos McLaren F1 mais especiais do mundo vai a leilão

22/07/2019

Um dos supercarros mais reverenciados e também um dos mais especiais da história automóvel, o Mclaren F1 na configuração ‘LM’, vai ser proposto a leilão pela RM Sotheby’s no seu evento em Monterey.

Com o número de série ‘018’, esta unidade do McLaren F1 de 1994 é uma das duas apenas que a marca britânica converteu, depois de finalizada a produção, numa versão com a especificação de Le Mans, daí recebendo a sua denominação ‘LM-Specification’.

Exemplo máximo dos superdesportivos daquela que é conhecida como a era analógica dos automóveis desportivos, sem ajudas e de sensações mais extremas, o F1 teve uma produção limitada de apenas 64 exemplares, muitos dos quais hoje incluídos em coleções particulares.

Depois de vencer as 24 Horas de Le Mans, a McLaren acabou por converter cinco dos seus modelos em versões LM, mas quis ir mais além e aplicou uma dose suplementar de agressividade aos F1 LM, com um pacote aerodinâmico específico para melhor capacidade a alta velocidade a duas unidades apenas, uma com o chassis 073 e a outra com o chassis 018, precisamente aquela que será proposta a leilão, esperando-se um valor final entre os 21 e os 23 milhões de dólares. De acordo com a marca, estas duas unidades são vistas como mais eficazes do ponto de vista aerodinâmico até do que o F1 GTR que venceu em Le Mans em 1995.

Entregue novo no Japão em 1994 e convertido para a versão ‘LM-Specification’ pela McLaren em duas fases, em 2000 e 2001, este modelo tem pintura em prateado específico com interior repleto de pele em creme e elementos em Alcantara bege e castanha.

Em 2007, este modelo foi comprado pelo seu atual proprietário, Andrew Bagnall, um neozelandês entusiasta de automóveis de culto que tem usado este carro em diversos eventos, embora mantendo um elevado nível de cuidado na manutenção do carro pela McLaren Special Operations (MSO) ao longo dos seus escassos 21.500 quilómetros de ‘vida’.

Fotos da autoria de Andrei Diomidov/RM Sotheby’s

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.