O novo Ferrari 812 Superfast assume-se como o modelo de produção em série mais potente alguma vez criado pela marca italiana, devendo o seu preço no mercado nacional rondar os 450 mil euros a julgar pelo custo do seu antecessor F12. Mas há uma versão que nem sequer motor tem e que custa quase tanto como um 812 Superfast totalmente funcional.

Trata-se de uma maquete desse mesmo superdesportivo, produzido à escala de 1:2 para desenvolvimento em túnel de vento, estando a RM Sotheby’s a leiloar este modelo por um custo estimado entre os 280 mil e os 320 mil euros. Ou seja, quase tanto como um Ferrari completo com motor integrado!

Com 232,8 cm de comprimento, 98,5 cm de largura e 63,8 cm de altura, esta maquete pesa quase 200 kg, sendo construída em fibra de carbono e outros materiais de protótipo – assim se ajudando a explicar o seu custo -, representando, de acordo com a leiloeira, “o esforço contínuo da Ferrari para melhorar a performance de cada um dos seus novos modelos, tanto em termos de dinâmica como de velocidade para uma experiência de condução mais excitante”.

Além disso, mantém a modularidade original que permitiu aos engenheiros da Ferrari afinar as diferentes áreas do 812 Superfast em termos aerodinâmicos.

Recorde-se que o modelo de produção conta com um motor V12 atmosférico de 6.5 litros com 800 CV de potência, sendo apontado como um dos últimos motores com aquela arquitetura a ser lançado, embora a própria Ferrari já tenha vindo a público indicar que a mesma mecânica deverá manter-se para um futuro próximo.

A título de curiosidade, este modelo à escala e não funcional tem um custo superior ao de alguns dos modelos de estrada (em Portugal, pelo menos, uma vez que no Reino Unido, o próprio 812 Superfast verdadeiro é mais barato do que esta maquete!): um 488 GTB tem um custo inicial de 253 mil euros e um California T um preço de 229 mil euros…

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