Alguns projetos de transformação automóvel só chegam à realidade porque contam com uma pequena dose de loucura por parte dos seus criadores. É o caso deste Fiat Uno com um motor ‘transplantado’ de um Lancia Delta e que atinge uma potência total de cerca de 600 CV.

À partida, a base muito compacta de um mero Fiat Uno poderia parecer tudo menos ideal para receber um motor preparado para atingir os 600 CV de potência, mas é precisamente o que sucede nesta criação da Gabucci Autotecnica, uma companhia italiana especializada em preparações automóveis.

No caso do Uno em questão, as modificações são imensas e, na verdade, pouco resta do modelo de base a não ser uma a carroçaria, já que até mesmo a dianteira sofreu um processo profundo de transformação. Neste vídeo, filmado no Rivanazzano Dragway, um evento italiano de ‘drag races’ (que pode ser traduzido de forma livre para provas de arranque), o Uno voltou a marcar presença, destroçando todos os seus adversários em arranque.

Os pneus dianteiros são de maiores dimensões, sendo essenciais para manter a tração numa unidade deste tipo, embora os traseiros pareçam ser muito semelhantes, em medidas, aos de origem. O que é um feito em si, atendendo ao facto de que este nível de potência exige, à partida enorme estabilidade, o que também é alcançado pela estrutura montada na traseira e que impede a sua ‘descolagem’ do asfalto.

O motor está associado a uma caixa sequencial, para trocas de velocidade eficazes, enquanto o peso seguramente inferior aos 1000 kg faz com que a sua aceleração seja quase ‘fulminante’. Nos arranques filmados, o pequeno Uno chegou a cumprir o quarto de milha (402 metros) em apenas 9,406s para uma velocidade gravada de 258 km/h sobre a linha de medida.