Vai a leilão BMW 507 que esteve mais de 40 anos escondido

19/07/2022

Em 1956 a BMW lançava um dos mais bonitos automóveis alguma vez produzidos pela marca, o descapotável 507 desenhado por Albrecht von Goertz. Apesar da economia global ainda estar a recuperar devido aos danos causados pela Segunda Guerra Mundial, a BMW decidiu seguir o caminho do luxo, muito por culpa de Max Hoffman, o importador da BMW em Nova Iorque, que deu orientações nesse sentido.

Decorria o ano de 1954, quando Hoffman convenceu a BMW a produzir um descapotável com base nas berlinas 501 e 502, pois a BMW não tinha nenhum modelo para competir nesse segmento, principalmente com o Mercedes-Benz 300SL.

Inicialmente o preço de venda ao público seria bastante competitivo, no entanto, por erros de cálculo, os custos de produção aumentarem exponencialmente, apesar de Fritz Fiedler, que era o responsável pelo 507, ter utilizado o maior número de peças possíveis de outros modelos da marca. Isto fez disparar o preço do automóvel e, consequentemente, afastar potenciais clientes, pois o valor de venda deveria tê-lo posto entre o Porsche 356 e o Mercedes-Benz 300SL, mas isso não aconteceu. Entre 1956 e 1960, somente 252 exemplares foram produzidos e, segundo consta, a BMW perdeu dinheiro em todos eles.

O BMW 507 está equipado com o motor V8 M507/1 construído em alumínio, com 16 válvulas à cabeça, dois carburadores duplos Zenith 32NDIX e 3,2 litros de cilindrada, produzindo 150cv às 5.000rpm, um valor bastante bom para a época. Este motor é derivado do utilizado na berlina BMW 503, mas aqui tem umas árvores de cames mais agressivas e uma maior taxa de compressão, para aumentar a potência. Acoplado ao motor está uma caixa manual de quatro velocidades da ZF de relações curtas. O peso total do 507 é de 1300 quilos, pois era produzido totalmente à mão em alumínio, o que faz com que nenhum exemplar fosse igual.

Presente neste artigo está um BMW 507 de 1957, com o chassis número #70059 o que significa que pertence à segunda série do modelo estando assim equipado com um tanque de apenas 66 litros colocado por baixo da bagageira, aumentando o espaço para os passageiros e bagagem. Além disso, os 507 Series II têm um painel de instrumentos redesenhado e uma nova capota de lona. De todos os exemplares, apenas onze foram vendidos novos com o opcional de hardtop construído também à mão, em alumínio, que é o caso deste automóvel. Este BMW 507 está também equipado com as jantes Rudge de aperto central, que eram vendidas como extra, além disso conta com todo o interior, vidros e motor com que saiu de fábrica.

O seu primeiro proprietário adquiriu este BMW 507 novo em Caracas, na Venezuela, sendo adquirido pelo pai do actual proprietário nos anos 70, guardando-o em Philadelphia, no estado da Pensilvânia, EUA, sendo pintado na cor Bright Blue Metallic da Pontiac, mantendo tudo o resto original. No entanto, sem razões aparentes, o proprietário não andava no automóvel, deixando-o cerca de 43 anos escondido na garagem.

Este exemplar irá a leilão a 30 de Setembro, num evento organizado pela Bonhams, intitulado de Audrain Concours Auction, que se realiza em Rhode Island, sendo que o seu valor de venda está estimado entre os 1,7 e os 2,1 milhões de euros

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