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Vai trocar de carro? As principais novidades que vão chegar em 2022

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A era da eletrificação prossegue de forma irreversível, com uma quantidade de modelos 100% elétricos prestes a chegarem ao mercado em 2022. Porém, essa não é a única tendência garantida para o próximo ano, já que também os SUV manterão a sua toada de crescimento nas opções disponíveis no mercado e… nas vendas.

Dos desportivos aos mais racionais, são muitos os automóveis que serão lançados em 2022 ao abrigo de uma nova etapa da indústria automóvel, cada vez mais orientada para os elétricos e com muitas marcas a deixarem já de parte a produção de modelos com motor de combustão para a Europa.

Eis uma lista das principais novidades que ao longo de 2022 chegarão ao mercado, mesmo que a crise dos chips semicondutores continue a ser uma ameaça severa à rentabilidade e aos cumprimento dos prazos por parte dos construtores.

Alfa Romeo Tonale

O plano de novos modelos da Alfa Romeo sofreu um ajuste com a criação do grupo Stellantis, esperando-se a chegada do Tonale para este ano. Será mais compacto do que o Stelvio, inspirando-se no desenho deste, ao mesmo tempo que dará maior atenção ao lado da condução. Contará com versões térmicas e híbrida plug-in.

Audi RS 3

Focado no desempenho e nas elevadas prestações, o novo RS 3 (disponível em versões de cinco portas e berlina), volta a contar com o motor 2.5 TFSI de cinco cilindros em linha, capaz de debitar 400 CV, transmitindo a potência ao asfalto através de sistema de tração integral quattro evoluído que oferece, como grande novidade, o sistema torque splitter (que divide a potência entre as duas rodas do eixo traseiro) a possibilitar até um modo simulado de drift.

Audi A6 e-tron

Tal como o Q6 e-tron, também o A6 e-tron tem por base a plataforma PPE, desenvolvida em parceria com a Porsche. Este novo Audi vai propor dois motores e tração integral quattro que em conjunto anunciam 476 CV e 800 Nm de autonomia, ainda que existirão versões de tração traseira com 330 CV. A bateria de 100 kWh deverá permitir até 700 quilómetros de autonomia.

Audi Q6 e-tron

Fruto do esforço de partilha entre as marcas do Grupo Volkswagen, a Audi vai poder recorrer à nova plataforma elétrica PPE (Premium Platform Electric) para o Q6 e-tron, SUV de segmento superior que terá identidade semelhante na Porsche com o futuro Macan. Ainda pouco se conhece em termos de dados técnicos, mas deverá ter diferentes versões de potência e de bateria. A foto abaixo é do Elaine Concept.

BMW X1/iX1

Assente na renovação do X1, que promete evolução tecnológica, a versão 100% elétrica está em testes e deverá ser apresentada em meados de 2022 para rivalizar com o Mercedes-Benz EQA ou com o XC40 Recharge, sendo assim fortemente semelhante às versões de combustão, como sucede com o iX3. Poderá receber a tecnologia deste em termos de motorização.

BMW Série 5

A berlina executiva da BMW será revelada em nova geração ao longo de 2022, com motores de combustão e eletrificados, havendo a possibilidade de contar com diferentes soluções de potência e de sistema de tração, seja traseira, seja integral xDrive. Novos sistemas de assistência à condução e novas comodidades são esperadas também neste modelo de ponta.

BMW M2 Coupé

Com a nova geração do Série 2 Coupé, deverá surgir também uma versão de altas prestações com o cunho M. Com tração traseira e um motor de seis cilindros em linha, esta versão poderá chegar aos 400 CV de potência, preparando-se para enfrentar os Audi RS 3 e Mercedes-AMG A 45 S, embora numa variante de carroçaria única em coupé. A imagem abaixo é a do Série 2 Coupé base em versão M240i xDrive Coupé.

BMW M3 Touring

Novidade absoluta há muito sonhada pelos adeptos da marca. A versão carrinha do M3 surgirá em 2022, prometendo maior versatilidade aliada a prestações mais entusiasmantes, com os mesmos elementos mecânicos da versão berlina, ou seja, o motor 3.0 de seis cilindros em linha com mais de 500 CV de potência e tração integral (adaptável). A suspensão deverá ser igualmente diferente devido às exigências de maior carga na bagageira.

BMW Série 7

O novo Série 7 voltará a apostar na tecnologia de ponta para os sistemas de assistência e funcionalidade, como no infoentretenimento, com versões de motor térmico e híbrido plug-in. A correspondente versão elétrica será agraciada com a denominação i7. Também deverá ser oferecido com diferentes distâncias entre eixos e sistemas de tração integral. Além disso, uma das versões será exclusivamente elétrica, recorrendo à mais recente geração de tecnologia elétrica da marca bávara. Além de montra tecnológica, terá um foco na eficiência, com um consumo médio esperado entre os 19.5 e os 22.5 kWh/100 km para uma autonomia superior aos 500 quilómetros.

Citroën C5 X

A Citroën está de regresso aos automóveis de segmento superior (D) com o seu novo C5 X, um cruzamento de espécies que se assume como o porta-estandarte da marca gaulesa em termos de conforto e de tecnologias. Com quase cinco metros de comprimento, o novo C5 X está disponível com motorizações híbrida e a gasolina, fazendo a apologia das viagens em máximo conforto numa filosofia muito própria da Citroën.

Copyright William CROZES @ Continental Productions

Dacia Bigster

A Dacia olha com ambição para o segmento C na Europa, simbolizando essa sua ambição com o Bigster Concept com deverá dar origem a um modelo de produção bastante semelhante. Com 4,6 metros de comprimento, este Dacia mantém os princípios de robustez e espaço, num formato SUV apropriado para o ar livre e estradas poeirentas. Deverá apostar unicamente nos motores de combustão interna, posicionando-se acima do bem-sucedido Duster.

Dacia Jogger

Combinando a carroçaria de uma carrinha com o visual de um SUV, o Dacia Jogger substitui o Lodgy MPV e mantém a fórmula de racionalidade que passa por combinar a oferta de espaço e versatilidade a preços competitivos. O Jogger está disponível nas configurações de 5 ou 7 lugares e com os motores ECO-G 100 Bi-Fuel (3 cilindros 1.0 turbo, com bicarburação GPL) e TCe 110 FAP (1.0 de 3 cilindros, com 110 cv), sempre em combinação com a caixa manual de seis velocidades. Os preços arrancam nos 14.900 € da versão de entrada Essential, associada à motorização Bi-Fuel.

Honda HR-V

O novo SUV da Honda conta com um visual mais evoluído e moderno, recorrendo unicamente a uma versão híbrida para a comercialização na Europa. O sistema e:HEV produz um total de 96 kW (131 CV) de potência e 253 Nm de binário, com vista a números de eficiência bastante interessantes: 5,4 l/100 km de consumo médio em ciclo WLTP e emissões de CO2 de 122 g/km. A aceleração dos zero aos 100 km/h irá cumprir-se em 10,6 segundos. No interior, mantém a elevada funcionalidade, como os ‘bancos mágicos’ traseiros. Os preços deverão arrancar acima dos 30 mil euros.

Ford Ranger

Esta pick-up surge baseada num dos modelos mais populares da marca da oval azul, a F-150. Além da maior competência dinâmica, a nova Ranger aposta em motores Diesel de 2.0 litros e quatro cilindros em linha, em versões Turbo e Bi-Turbo, mas passa a contar com um novo propulsor turbodiesel V6 de 3.0 litros. O chassis foi revisto, com um aumento de 50 mm na distância entre eixos e terá à disposição dois sistemas de tração às quatro rodas, incluindo um sistema eletrónico shift-on-fly e um novo sistema avançado de tração às quatro rodas permanente.

Ford Fiesta

Mais tecnológico e com imagem levemente reformulada, o novo Ford Fiesta renova-se para fazer face à concorrência cada vez mais forte do segmento, ainda um dos mais importantes na Europa. Em destaque está a vertente tecnológica, mais reforçada, bem como o equipamento de segurança num modelo de design aprimorado. Visualmente, o renovado Fiesta demarca-se pelo design mais expressivo, havendo agora uma diferenciação maior entre diferentes versões. A tecnologia mild hybrid EcoBoost Hybrid de 48 V ajuda a otimizar a eficiência de combustível, melhorando simultaneamente a dinâmica de condução do Fiesta. A tecnologia funciona em conjunto com a opção de transmissão automática de sete velocidades Ford Powershift. Haverá ainda motores EcoBoost a gasolina. O intervalo de potência varia entre os 100 CV e os 200 CV, esta última do Fiesta ST.

Honda Civic

Dono de uma longa história, o Civic prepara-se para conhecer uma nova geração, a 11a, com a Europa a receber apenas a versão de cinco portas (hatchback) com motorização híbrida. Sem se conhecerem ainda os detalhes técnicos do Civic e:HEV, deverá ser uma variante da tecnologia já disponível nos Jazz, HR-V e CR-V. Sabendo-se que o HR-V híbrido terá 131 CV de potência, é de crer que a fasquia será a mesma. Promete eficiência nos consumos, aliada a condução mais focada, sem esquecer a competência familiar.

Honda Civic Type R

Se o novo Civic apenas estará apenas disponível em versão híbrida, a marca japonesa reserva uma exceção para confirmar a regra. A variante desportiva Civic Type R será a única com motor de combustão em exclusividade, naquele que promete ser o ‘canto do cisne’ para esta tecnologia motriz na Europa. Com potência superior aos 320 CV, o 2.0 VTEC Turbo estará associado a caixa manual de seis velocidades e tração dianteira.

BMW XM

O BMW Concept XM destaca-se pelo visual robusto e agressivo, mas também pela incorporação de um sistema híbrido com autonomia elétrica para até 80 quilómetros sem emissões. O novo sistema híbrido plug-in M Hybrid combina um motor V8 a gasolina com um motor elétrico de alta performance para uma potência combinada de 750 CV e um binário máximo de 1000 Nm. A versão de produção deverá ser lançada no final de 2022, com construção já assegurada na fábrica americana de Spartansburg.

Ineos Grenadier

Imaginado como um sucessor espiritual do Land Rover Defender clássico, o Ineos Grenadier aproxima-se do seu lançamento. É produzido com base num chassis de travessas e longarinas e está a ser desenvolvido em conjunto com a Magna Steyr. Contará com motores de seis cilindros a gasolina e Diesel de origem BMW, acoplados a uma caixa automática de oito velocidades de origem ZF. A rede está a ser estruturada em diversos países do mundo e sabe-se já que a Ineos vai trabalhar com a Robert Bosch Gmbh para garantir que os proprietários tenham acesso a mais de 10.000 Bosch Car Services em 150 países para fazer revisões e manutenção dos seus veículos.

Kia Sorento

A estreia da nova geração do Kia Sorento acontece com a motorização híbrida (HEV), sendo o SUV de topo da marca sul-coreana. O Sorento passa a estar disponível em Portugal com preços a partir de 47.950€ (com campanha) e uma motorização híbrida, que combina um motor 1.6 T-GDi (injeção direta de gasolina turbo) com um conjunto de bateria de polímero de iões de lítio de 1,49 kWh e um motor elétrico de 44,2 kW. Com 230 cv de potência combinada, este grupo motopropulsor eletrificado alia as baixas emissões de CO2 ao elevado nível de prestações, a par de padrões de economia equiparáveis às motorizações Diesel.

Kia Sportage

O novo crossover foi desenhado para o Velho Continente, sendo 133 mm mais curto do que o Sportage revelado para o resto do mundo. A Kia diz que a tecnologia e os motores foram desenvolvidos a pensar na Europa. Concebido para abraçar as mais recentes tecnologias de propulsão eletrificadas, tem por base uma arquitetura avançada que abrange as inovações em matéria de eletrificação das motorizações, permitindo versões híbridas (HEV) e híbrida plug-in (PHEV).

Lotus Emira

O Emira terá à sua disposição um leque de motores de combustão interna, sendo a última vez que tal irá acontecer na Lotus. O design será inspirado no elétrico Evija, com a Lotus a avançar para uma era de desenho contemporâneo e de motorizações eficientes capazes de “performances explosivas”. Sabe-se que terá um motor V6 de 3.5 litros a gasolina, com origem no bloco Toyota com o nome de código 2GR-FE, mas que, fruto de modificações técnicas (nomeadamente um turbocompressor Edelbrock 1740), atinge os 402 CV.

Kia EV6

O EV6 recorre à nova plataforma elétrica do Grupo Hyundai, possibilitando carregamentos ultrarrápidos com base na tecnologia de 800V. Com um design mais desportivo, o EV6 oferece aos clientes múltiplas configurações de motorização elétrica, com opções de grande autonomia (77.4 kWh) ou de média autonomia (58.0 kWh). O EV6 2WD de 77.4 kWh conta com um motor elétrico de 168 kW (229 CV) e tração às rodas traseiras na versão 2WD ou dois motores elétricos com uma potência combinada de 239 kW (325 CV) para a versão 4WD. Esse modelo pode percorrer mais de 510 quilómetros com um único carregamento (ciclo combinado WLTP). Conta também com uma versão GT de alta performance que pode rivalizar com os superdesportivos de ponta – a aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em apenas 3,5 segundos para uma velocidade máxima de 260 km/h.

Maserati GranTurismo

Embora a Maserati faça questão de manter os detalhes sob segredo, o novo GranTurismo, (e futuro GranCabrio) fazem parte de uma lista de veículos eletrificados a lançar em breve. Além de uma versão elétrica, o futuro Gran Turismo deverá estar disponível, igualmente, com uma versão menos potente do V6 3.0 litros Twin-Turbo que o fabricante estreou no MC20.

Maserati Grecale

O próximo SUV a chegar ao catálogo da Maserati chama-se Grecale, nome de um vento que sopra no Mar Mediterrâneo e no Sul de França, e utiliza a mesma base do Alfa Romeo Stelvio, com que irá partilhar também a linha de montagem italiana de Cassino. Será o modelo com que marca do tridente vai desafiar a referência Porsche Macan, apresentando-se no mercado com potentes motores a gasolina e numa versão 100% elétrica.

Mazda2

O visual não engana: é um clone do Toyota Yaris ao abrigo da parceria entre as duas companhias. O novo Mazda2 ficará disponível na primavera de 2022, assumindo-se como o primeiro modelo da gama Mazda equipado de tecnologia de propulsão 100% híbrida. Tal como o Yaris Hybrid, o novo Mazda2 associa um motor 1.5 a gasolina de três cilindros com uma potência de 93 CV a um motor elétrico de 59 kW (79 CV). A potência total é de 116 CV/85 kW, valendo a pena recordar que o valor da potência não é a mera soma das potências dos dois motores. O seu forte será a eficiência, registando consumos de combustível entre os 3,8-4,0 l/100 km, e emissões de CO2 de apenas 87-93 g/km em ciclo WLTP.

Mercedes-Benz Classe A

O facelift do compacto da marca alemã, lançado em 2017, deverá chegar em 2022, com a promessa de melhorias no comportamento, ligeiras alterações estéticas e maiores funcionalidades tecnológicas com a evolução dos sistemas MBUX já vistos noutros modelos.

Mercedes-Benz EQE

No esforço de eletrificação da Mercedes-Benz, o EQE dá continuidade ao surgimento do EQS, sendo mais pequeno do que esse para concorrer diretamente com o Tesla Models S ou até com o BMW i4. A marca mostrou apenas imagens da versão EQE 350 que conta com uma bateria de 90.6 kWh, tração traseira e um motor elétrico de 215 kW. O binário é de 530 Nm. Haverá versão de tração integral, que acrescenta um motor elétrico à frente. A autonomia é de 660 quilómetros no ciclo WLTP.

Mercedes-AMG GT 63 S E Performance

O primeiro híbrido desportivo de alta-performance da Mercedes-AMG, com a sigla E Performance, coloca em prática os ensinamentos obtidos na Fórmula 1. O GT 63 S E Performance apresenta uma combinação entre o motor V8 biturbo de 4.0 litros com uma máquina elétrica para uma potência combinada de 843 CV e mais de 1400 Nm de binário. Tal como na Fórmula 1, a bateria foi projetada para uma entrega de potência extremamente rápida, com a autonomia a ocupar um plano secundário mas não menorizada: pode percorrer até 12 quilómetros em modo elétrico.

Renault Austral

O Austral irá substituir o atual Kadjar na gama e fará a estreia oficial na primavera de 2022. Este será o novo SUV da marca Renault, focado em novas tecnologias e habitabilidade melhorada para até cinco passageiros, num comprimento total de 4,51m. Com este novo SUV, a Renault continua a ofensiva para reconquistar o segmento C, iniciada com o Arkana.

Mercedes-AMG SL

Nome emblemático na história da Mercedes-Benz, o SL está de volta, num formato roadster desportivo mais extremo, uma vez que beneficia do tratamento concedido pela divisão desportiva AMG. Como características principais, o novo SL terá uma capota em lona, tração integral 4MATIC pela primeira vez e duas versões com motor V8 de 4.0 litros no lançamento. A versão de topo SL 63 4MATIC+ debita um total de 585 CV de potência e 800 Nm de binário, enquanto a versão SL 55 4MATIC+ tem uma potência de 476 CV e 700 Nm de binário.

Nissan Ariya

O primeiro SUV elétrico da Nissan chega no verão de 2022, sendo comercializado com duas opções de tração: dianteira com um motor e integral (e-4ORCE), com um motor por eixo. Este crossover 100% elétrico irá dispor de dois tipos de bateria (de 63 kWh ou de 87 kWh de capacidade útil) e cinco níveis de potência: 160 kW/300 Nm, 178 kW/300 Nm, 205 kW/560 Nm, 225 kW/600 Nm e 290 kW/600 Nm (sendo esta a versão Performance com bateria de 87 kWh). A autonomia média irá dos 360 km (variante de bateria de 63 kWh com tração dianteira) aos 460 km (versão com tração dianteira e bateria mais potente).

Nissan X-Trail

A chegada à Europa deste SUV feito com base na plataforma CMF-C deverá acontecer em 2022. Quanto a dimensões, o X-Trail conta com 4640 mm de comprimento, 1830 mm de largura e 1699 mm de altura, ou seja é 38 mm mais curto e 5 mm mais baixo que o modelo anterior. Esteticamente diferente, revela detalhes inspirados no novo Qasqhai, como a nova assinatura luminosa com duas tiras enquanto atrás, o aspeto é mais angular com farolins que se prolongam por toda a envolvente traseira do X-Trail. A gama de motores vai contar com tecnologia híbrida ePower, basicamente deverá utilizar a mesma motorização “elétrica” do Qashqai com 190 CV e as unidades 1.3 com hibridação ligeira com potências de 140 e 158 CV. Haverá opção 4×4.

Polestar 3

Este será o primeiro modelo de estilo SUV da marca desportiva Premium e será também o primeiro da companhia a ser produzido na fábrica americana de Charleston, na Carolina do Sul. Focado numa conceção mais desportiva, o novo Polestar 3 tem como objetivo ser um dos seus automóveis mais sustentáveis de sempre, dispondo igualmente de novas tecnologias de condução autónoma, graças à combinação de sensor LiDAR de nova geração da Luminar com um processador da NVIDIA.

Porsche 911 GT3 RS

A versão mais extrema do 911 GT3, pensada como uma variante das pistas, está prestes a ser revelada. O modelo encontra-se ainda em fase de desenvolvimento, embora as imagens que já surgiram na Internet apontem para uma aerodinâmica ainda mais evoluída com a hipótese de elementos ‘ativos’, ou seja, com adaptação a cada momento de condução. Naturalmente, o motor será também mais potente do que o presente no 911 GT3, com o bloco 4.0 ‘boxer’ de seis cilindros a oferecer algo na área dos 530 CV, em associação a caixa de velocidades automática PDK.

Land Rover Range Rover

O novo Range Rover traz linhas mais simplificadas com base na nova plataforma MLA-Flex, a qual permite oferecer uma versão longa e uma curta (disponível com configurações de quatro, cinco e sete lugares). A suspensão adaptativa pneumática propõe uma nova configuração de cinco braços que utiliza informação da navegação para se adaptar ao terreno que está à sua frente. Estreia também quatro rodas direcionais capaz de “mexer” as rodas traseiras num ângulo de 7,3 graus. O interior também mudou bastante e traz um ecrã de infotainmente háptico com ecrã de 11,4″, painel de instrumentos digital em ecrã de 13,7″ e encostos de cabeça equipados com dispositivo de cancelamento de ruído. A gama de motores é totalmente composta por opções de tração integral 4×4 com diferencial autoblocante traseiro ativo. Em Portugal, no lançamento, a oferta é composta pelo “mild hybrid” Diesel de seis cilindros com 350 CV e pelo bloco a gasolina V8 4.4 biturbo de origem BMW com 530 CV. Da gama poderão ainda fazer parte brevemente duas versões híbridas plug-in (com 510 e 440 CV) que combinam um 3.0 de seis cilindros em linha com um motor elétrico com 150 kW/204 CV integrado na transmissão alimentado por uma bateria de 38.2 kW.

Toyota Aygo X

O novo Aygo X (lê-se ‘cross’) é um pequeno crossover para o segmento A, desenvolvido e produzido inteiramente na Europa, num esforço solitário da marca nipónica, ao contrário das gerações anteriores, as quais foram desenvolvidas com o Grupo PSA. A imagem irreverente é uma das suas ‘armas’, bem como a capacidade de personalização e o equipamento disponível. Com base na plataforma GA-B (também utilizada no Yaris), o novo Aygo X tem uma altura ao solo 11 mm superior, enquanto a posição de condução foi elevada em 55 mm. Ainda sem aplicar as tecnologias de eletrificação – tratando-se de segmento onde o custo é muito sensível –, o novo Aygo X conta com um motor 1.0 VVT-i gasolina de três cilindros, com 72 CV de potência e 93 Nm de binário.

Ferrari Purosangue

Depois de muitos anos de negação, a Ferrari também aderiu aos SUV para seguir as tendências de mercado. A ideia da marca italiana é conceber um desportivo capaz de respeitar os pergaminhos da Ferrari, tanto nas prestações, como no ‘feeling’ de condução. O seu principal rival será o Lamborghini Urus.

Ferrari 296 GTB

A Ferrari volta a recorrer à tecnologia híbrida para oferecer máximas prestações, associando-a a um novo motor V6 quase revolucionário que permite à marca italiana entrar num novo segmento. A solução híbrida com uma potência combinada de 830 CV consiste na aliança entre o motor V6 de 663 CV e o motor elétrico de 167 CV (122 kW) de potência e 315 Nm de binário, enquanto a autonomia em modo elétrico atinge os 25 quilómetros (velocidade máxima sem emissões de 135 km/h). Quanto a prestações, a aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 2,9 segundos, demorando 7,3 segundos a cruzar os 200 km/h.

Renault Mégane E-Tech Electric

Primeiro modelo elétrico de nova geração para a Renault, o Mégane E-Tech totalmente elétrico estreia uma plataforma de hardware bastante avançada, a plataforma CMF-EV, apregoando funcionalidade tecnológica com novo sistema de infoentretenimento da LG e duas opções de motorização: um mais equilibrado de 96 kW (130 CV) e 250 Nm e um mais potente de 160 kW (218 CV) e 300 Nm. Terá ainda duas opões de bateria: 40 kWh e alcance de 300 km e 60 kWh para 470 km de autonomia. O novo compacto, que, terá um preço base de 35.200€ na sua variante de entrada com uma bateria de 40 kWh e motor de 130 CV. As encomendas abrem em fevereiro de 2022.

Skoda Enyaq iV Coupé

A gama de automóveis elétricos da Skoda irá crescer com a adição de uma carroçaria SUV de âmbito mais desportivo, neste caso uma variante Coupé, com o foco na eficiência aerodinâmico. A linha da carroçaria aponta para uma aerodinâmica bastante cuidada, tendo a marca referido um valor de coeficiente de arrasto de apenas 0.234 cd, dando pistas para uma elevada eficiência. Tem igualmente a base na plataforma MEB, indicando a aposta nas mesmas motorizações.

Skoda Fabia

O modelo checo chega ao mercado nacional bem no início de 2022. Com preços a partir dos 18.500 euros, aposta numa evoluída gama de motores 1.0 MPI EVO, capazes de cumprir mais de 900 quilómetros com um só depósito de gasolina. Cresce 11 cm no comprimento e 9,4 cm na distância entre eixos (para 2,564 metros) para maior habitabilidade e mais 50 litros de capacidade na bagageira (380 litros). A gama de motores é composta por quatro variantes do 1.0 a gasolina: MPI Evo de 65 CV e 85 CV, associadas a caixa manual de 5 velocidades, e 1.0 TSI Evo com 95 CV e 110 CV, acoplada a uma caixa manual de seis ou automática de dupla embraiagem DSG (7 relações).

Opel Astra

Pela primeira vez, o familiar compacto da marca de Rüsselsheim estará disponível com motorização híbrida ‘plug-in’, além de motores a gasolina e turbodiesel. A gama contempla a variante de carroçaria de cinco portas e carrinha, ambas recorrendo à plataforma EMP2 da Stellantis, e filosofia estética de nova geração, com destaque para o Opel Vizor. Além dos motores térmicos, terá duas versões híbridas plug-in e, em 2023, uma versão 100% elétrica.

smart concept

O maior de todos os smart será um SUV 100% elétrico para concorrer com as referências mais elitistas do segmento B. Ainda conhecido pelo nome de código HX11, o SUV elétrico da Smart vai apostar fortemente na personalização, com várias possibilidades de combinações de cores para a decoração da carroçaria. O primeiro SUV da smart é um produto que resulta da ‘joint venture’ celebrada entre a chinesa Geely e a Mercedes-Benz, com base na plataforma modular SEA (Sustainable Experience Architecture), que serve vários veículos da Lynk & Co e, muito brevemente, da Volvo.

Toyota bZ4X

O nome complexo inaugura uma nova linha 100% elétrica, a ‘bZ’, ou seja, ‘beyond Zero’ (para além de zero), sendo a declaração da marca para a redução das emissões poluentes. É o primeiro modelo construído sobre a plataforma dedicada para elétricos e com base na filosofia e-TNGA, desenvolvido em conjunto pela Subaru e Toyota. A bateria é parte integral do chassis, o que oferece os benefícios fundamentais de um baixo centro de gravidade, equilíbrio de massas entre a frente e traseira, e elevada rigidez da carroçaria para segurança, condução e desempenho.

Toyota GR86

Sabendo-se já que terá apenas dois anos de vida na Europa, o novo coupé desportivo da Toyota voltou a ser desenvolvido em parceria com a Subaru, recorrendo novamente a um motor boxer, agora com 2.4 litros de cilindrada. Sendo parte integrante do esforço para reduzir o centro de gravidade, conta com potência incrementada dos 200 CV para os 234 CV, o que lhe vale uma redução de mais de um segundo na aceleração dos zero aos 100 km/h – cumpre esse exercício agora em 6,3 segundos na versão de caixa manual e em 6,9 segundos na de caixa automática (velocidades máximas de 226 km/h e 216 km/h, respetivamente). O chassis conta com maior rigidez estrutural e competências dinâmicas reforçadas, mantendo-se a tração traseira.

Suzuki S-Cross

Completamente renovado, o S-Cross de nova geração foi apresentado pela Suzuki com a missão de oferecer um posicionamento mais competitivo entre o segmento SUV, recebendo um estilo mais ousado e dinâmico, além de reforçar a componente tecnológica, de segurança e de eficiência ambiental, com uma gama mais moderna. No lançamento, a versão eletrificada mild-hybrid combina o motor turbo 1.4 Boosterjet de injeção direta (129 CV) ao módulo elétrico de 48 V, que é capaz de oferecer 10 kW (14 CV) e 50 Nm de assistência elétrica nas acelerações. No segundo semestre de 2022 chegará uma versão híbrida total, a qual permitirá deslocações sem emissões.

Volkswagen ID.5/ID.5 GTX

Jantes de grandes dimensões, habitáculo espaçoso e extremidades curtas. Eis o padrão de design dos modelos elétricos da Volkswagen lançados até aqui e que volta a ser aplicado nos novos ID.5 e ID.5 GTX, que recorrem à plataforma modular elétrica MEB. O novo ID.5 mede 4,60 metros de comprimento e apresenta uma distância entre eixos de 2,77 metros. O ID.5 terá duas variantes de motor e tração traseira: 128 kW (174 CV) no ID.5 Pro e 150 kW (204 CV) no ID.5 Pro Performance. Já o ID.5 GTX tem dois motores elétricos para um total de 220 kW (299 CV), o que lhe vale uma aceleração dos zero aos 100 km/h em 6,3 segundos e uma velocidade máxima de 180 km/h.

 

Toyota Corolla Cross

Esta versão Cross vem juntar-se aos demais modelos do Corolla, nomeadamente o cinco portas, carrinha (Touring Sports) e berlina, tendo por base também a plataforma TNGA na variante GA-C. Tecnicamente, conta com a quinta geração de sistemas híbridos, dispondo de versões híbridas de tração dianteira e integral (AWD-i) com promessa de maior eficiência e de prestações melhoradas. A versão 2.0 híbrida de tração dianteira apresenta uma potência combinada de 197 CV, acelerando dos zero aos 100 km/h em 8,1 segundos. A versão de tração integral ti

Volkswagen ID.Buzz

Muito aguardado pelos fãs que ainda recordam o famoso ‘Pão de Forma’, o elétrico VW ID.Buzz está cada vez mais próximo da apresentação. Com uma estética retro bastante vincada, o ID.Buzz entra em produção em 2022. Promete uma potência combinada que poderá chegar aos 400 CV.

Volvo C40 Recharge

Recorrendo à plataforma CMA, o C40 Recharge diferencia-se do seu irmão XC40 ao assumir uma silhueta coupé definida pelo ângulo da linha do tejadilho. Na única versão disponível para já, a Twin, conta com 300 kW (408 CV) e 660 Nm, dois motores elétricos, um em cada eixo e tração integral que será também a que virá para Portugal. Para alimentar estes dois motores elétricos está uma bateria de 75 kWh efetivos que garante até 441 km de autonomia.