O mercado automóvel nacional voltou a demonstrar uma tendência de recuperação em maio, com um crescimento de 51,2% face ao mesmo mês do ano passado, de acordo com os dados revelados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Embora a associação destaque que ainda não se chegaram aos valores pré-pandemia, a recuperação face a 2022 tem sido notória, com o mês de maio a traduzir-se na comercialização de 22.672 automóveis, ou seja, mais 51,2% do que em maio de 2022.

De janeiro a maio de 2023, foram colocados em circulação 101.510 novos veículos, o que representou um aumento de 40,4% em comparação com o período homólogo de 2022.

A categoria de automóveis ligeiros de passageiros teve um total de 19.816 automóveis matriculados em maio, mais 54,6% do que em maio de 2022, com um crescimento de janeiro a maio na ordem dos 46,4%, para um total de 88.114 automóveis matriculados nesta categoria.

Detalhando aqui os ligeiros de passageiros movidos a energias alternativas, são cada vez em maior número os veículos eletrificados em circulação, sobretudo, no caso dos 100% elétricos. De janeiro a maio, 47,1% dos ligeiros de passageiros matriculados foram elétricos e híbridos, com 15,6% a serem já totalmente elétricos. Os veículos a gasóleo representaram 13,4%, enquanto os gasolina mantêm ainda alguma relevância, com 39,6% do total de mercado nos primeiros cinco meses do ano.

No caso dos Veículos Ligeiros de Mercadorias, o mercado registou no quinto
mês de 2023 um crescimento de 37,7% face ao mesmo mês do ano passado, com 2244 unidades matriculadas. Em termos acumulados, o mercado atingiu 10.545 unidades, o que representa um aumento de 7,4% em comparação com os primeiros cinco meses do ano de 2022.

Por fim, na categoria de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, verificou-se, em maio de 2023, um aumento de 12,1% em relação ao mês homólogo de 2022, tendo sido comercializados 612 veículos. Nos primeiros cinco meses, as matrículas desta categoria totalizaram 2851 unidades, um aumento de 25,3% quando comparado com período idêntico de 2022.

Renault liderou mercado em maio

No mercado de veículos ligeiros de passageiros e por marcas, a Renault liderou as vendas em maio, com 2377 unidades registadas, crescendo 158,1% face ao valor do ano passado (921), o que se traduziu numa quota de mercado de 12%.

A Peugeot ficou em segundo lugar, com 2141 veículos matriculados em maio, aumentando 62,1% face a igual período de 2022, com uma quota de mercado de 10,80%, ao passo que a Volkwagen ficou na terceira posição, com 1409 unidades registadas, mais 93% do que em 2022 para uma quota de mercado de 7,11%. Dacia (1384), BMW (1290) e Mercedes-Benz (1108) foram as outras marcas que superaram a fasquia dos 1000 exemplares vendidos em maio.

No cômputo de janeiro a maio, a Peugeot continua a ser líder com margem, tendo vendido 9807 unidades, num aumento de 40,2% face ao ano passado, com uma pequena perda de quota de mercado de 11,62% para 11,13%. A Renault segue em segundo lugar, com 7594 unidades matriculadas, mais 95,7% e com um aumento também na quota de mercado para 8,62%.

A Volkswagen e a Dacia estão na disputa pelo terceiro lugar, com a marca alemã a ter 6148 matrículas contra as 6111 da companhia romena do Grupo Renault. Ambas crescem também de forma significativa, 108,2% e 121,6%, respetivamente, com quota de mercado bastante semelhantes, de 6,98% para a Volkswagen e de 6,94% para a Dacia.

Nota ainda para a ultrapassagem da BMW à Mercedes-Benz na luta pela melhor marca premium, com a primeira a ter agora 5798 matrículas (+37,8%) contra as 5681 da segunda (+35,5%). Toyota, SEAT, Citroën e Opel completam a lista das dez marcas mais vendidas em Portugal de janeiro a maio de 2023.

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