O mercado automóvel teve um mês de dezembro de ligeiríssima queda, perdendo 0,1% face ao período homólogo, com um abrandamento sentido em todos os setores, de acordo com os mais recentes dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
Ainda assim, no total de 2017, foram matriculados pelos representantes oficiais de marca em Portugal 266.386 veículos automóveis novos, o que representou um crescimento homólogo de 7,7% em relação ao ano anterior, um sintoma de recuperação do mercado nacional, mesmo que a sua estruturação seja agora diferenciada em relação ao período pré-crise. Isto porque, na atualidade, os setores de rent-a-car têm um peso maior do que o dos privados, muito embora seja igualmente um sinal da crescente importância do turismo em Portugal. Outra conclusão destes dados passa pela estabilização do mercado, uma vez que depois do pico mínimo de 2012 (113.435 automóveis vendidos), o mercado tinha vindo a subir de forma exponencial a cada ano até encontrar, em 2017, valores idênticos aos dos anos anteriores à crise de 2009-2013.
No que diz respeito ao mês de dezembro, foram matriculados 22.206 veículos automóveis, com os pesados a serem aqueles que tiveram a maior perda (um total de 11,8% a menos do que em igual período do ano passado), contribuindo dessa forma para o valor homólogo inferior em 0,1% face ao mês de dezembro de 2016.
Quanto aos ligeiros de passageiros, houve um aumento de 0,4% face ao mês homólogo de 2016, equivalendo a 17.058 unidades matriculadas, sendo que no cômputo do ano houve uma variação positiva de 7,1%, ou seja, 222.134 unidades.
Nos veículos comerciais ligeiros (VCL), houve uma ligeira quebra de 0,1%, sendo colocados em circulação um total de 4564 veículos deste género no mês de dezembro. No período de janeiro a dezembro, houve um aumento de 10,4% face a 2016, com o mercado a apresentar um total de 38.520 veículos matriculados.Quanto ao mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em dezembro houve então uma queda de 11,8%, tendo sido comercializados 584 veículos desta categoria. No total do ano de 2017 as matrículas ascenderam a 5732 unidades, o que representou um acréscimo do mercado de 10,7% relativamente ao período homólogo de 2016.
Renault por larga margem
No que diz respeito ao mercado de ligeiros de passageiros, o ano de 2017 voltou a ter na Renault a grande dominadora, com a marca francesa a conseguir mais um ano de liderança em Portugal. Para todos os efeitos, a Renault alcança o seu 20º ano de liderança nacional, conseguindo mesmo um crescimento de 16,4% face a 2016, sendo aquela que, no top 10, alcançou o segundo maior crescimento no total de 2017 – apenas atrás da surpreendente Fiat.
Com efeito, coube à marca italiana e a uma gama muito bem composta pelas prestações do Tipo, 500 e 500X a maior subida no top 10 do mercado automóvel, com 18,1% a mais do que no ano de 2016.
Peugeot consolidou segunda posição
Distanciando-se da Volkswagen, a Peugeot foi a segunda marca mais vendida de 2017, fazendo-se valer das prestações comerciais e aceitação de modelos como o 208, 2008, 308 e 3008, contribuindo estes para um resultado bastante positivo em que o crescimento foi de 6,3%. Caminho oposto fez a Volkswagen, com a marca de Wolfsburgo a perder 3,3% face a 2016, explicando-se pela chegada tardia daqueles que deverão vir a ser dois modelos determinantes para o sucesso dos próximos anos, o T-Roc e o Polo.
Mercedes-Benz quase, quase no pódio
Crescimento importante também para a Opel, que nutrindo os efeitos de chegadas de modelos como o Crossland X e Insignia, mantiveram a toada de aumento no ano que agora findou, com um total de 9,3% de crescimento. Num pelotão que se mostra bastante renhido, a Nissan ficou pouco atrás, sendo esta a terceira marca a ter um crescimento de dois dígitos em 2017 (+10,8%). O novo Micra e a renovação do Qashqai deram frutos positivos para a marca nipónica.
Seguiram-se a Citroën, que foi a nona marca mais vendida do ano, com um total de 9,5% e a contribuição dos C3 e C3 Aircross já a fazer-se notar, e a Audi, que encerra o top 10 com um total de 1,2% de aumento, o que acaba por ser um bom registo.
Ford e asiáticas na mó de cima
Dacia e submarcas Premium também em alta
Imitando os percursos das casas-mãe, Dacia (Renault), smart (Daimler) e MINI (BMW) tiveram também anos muito positivos, com a companhia romena (14ª) a ser das três a que mais cresceu, com um total de 22,1%. Se esta é mais low-cost, no espetro oposto encontram-se as outras duas marcas, com a smart (18ª) a crescer 3%, enquanto a MINI (19ª) cresceu 7,7%, esta última a valer-se da chegada do novo Countryman.
As outras Premium a subir
Nota, ainda para os resultados de Volvo (16ª) e de Alfa Romeo (25ª). Ambas terminaram 2017 com um bom registo, A Volvo subiu 5,5% no cômputo do ano, com os XC60 e V40 a serem de grande valia nesse aspeto. Já a marca italiana da FCA teve um crescimento de 24,2%, subindo por obra de modelos como o Giulia e o Stelvio. Num mercado menos expressivo, mas importante para cada uma das marcas, também Land Rover (24ª) e Jaguar (26ª) terminaram o ano em valores positivos, com a primeira a subir 9,6% e a segunda 10,3%.
E a marca que mais cresceu foi…
Como seria de esperar, as marcas mais exclusivas, pelo baixo volume de vendas, são aquelas que dão azo a recordes chamativos. Se se atender à marca que mais cresceu de 2016 para 2017, então resta dizer que essa denominação cabe à Bentley, que teve um aumento de 150%, fruto do aumento de quatro para dez unidades vendidas em 2017.
Dezembro | Janeiro a Dezembro | |||||||
Unidds | % | Unidds | % | % no mercado | ||||
2017 | 2016 | Var. | 2017 | 2016 | Var. | 2017 | 2016 | |
Renault | 2215 | 2492 | -11,1 | 30112 | 25861 | 16,4 | 13,56 | 12,47 |
Peugeot | 1587 | 1764 | -10,0 | 21102 | 19854 | 6,3 | 9,50 | 9,58 |
Volkswagen | 1208 | 1111 | 8,7 | 16473 | 17031 | -3,3 | 7,42 | 8,21 |
Mercedes-Benz | 1044 | 993 | 5,1 | 16273 | 15308 | 6,3 | 7,33 | 7,38 |
BMW | 1149 | 784 | 46,6 | 14534 | 14261 | 1,9 | 6,54 | 6,88 |
Opel | 954 | 1068 | -10,7 | 13186 | 12066 | 9,3 | 5,94 | 5,82 |
Nissan | 1140 | 1112 | 2,5 | 12975 | 11711 | 10,8 | 5,84 | 5,65 |
Fiat | 762 | 700 | 8,9 | 12022 | 10176 | 18,1 | 5,41 | 4,91 |
Citroën | 721 | 764 | -5,6 | 10858 | 9914 | 9,5 | 4,89 | 4,78 |
Audi | 1028 | 944 | 8,9 | 9614 | 9503 | 1,2 | 4,33 | 4,58 |
Ford | 666 | 570 | 16,8 | 8752 | 8150 | 7,4 | 3,94 | 3,93 |
Toyota | 733 | 992 | -26,2 | 8530 | 8399 | 1,6 | 3,84 | 4,05 |
Seat | 563 | 630 | -10,6 | 8234 | 8319 | -1,0 | 3,71 | 4,01 |
Dacia | 706 | 552 | 27,9 | 6612 | 5414 | 22,1 | 2,98 | 2,61 |
Kia | 353 | 297 | 18,9 | 5489 | 4843 | 13,3 | 2,47 | 2,34 |
Volvo | 543 | 510 | 6,5 | 4605 | 4363 | 5,5 | 2,07 | 2,10 |
Hyundai | 349 | 207 | 68,6 | 3476 | 2534 | 37,2 | 1,56 | 1,22 |
Smart | 225 | 236 | -4,7 | 3126 | 3034 | 3,0 | 1,41 | 1,46 |
MINI | 184 | 187 | -1,6 | 2800 | 2601 | 7,7 | 1,26 | 1,25 |
Mazda | 200 | 217 | -7,8 | 2766 | 2615 | 5,8 | 1,25 | 1,26 |
Skoda | 180 | 236 | -23,7 | 2280 | 2879 | -20,8 | 1,03 | 1,39 |
Mitsubishi | 114 | 136 | -16,2 | 2126 | 2188 | -2,8 | 0,96 | 1,06 |
Honda | 137 | 176 | -22,2 | 1517 | 2266 | -33,1 | 0,68 | 1,09 |
Land Rover | 46 | 67 | -31,3 | 1035 | 944 | 9,6 | 0,47 | 0,46 |
Alfa Romeo | 40 | 72 | -44,4 | 888 | 715 | 24,2 | 0,40 | 0,34 |
Jaguar | 38 | 40 | -5,0 | 697 | 632 | 10,3 | 0,31 | 0,30 |
DS | 47 | 49 | -4,1 | 576 | 706 | -18,4 | 0,26 | 0,34 |
Lexus | 41 | 31 | 32,3 | 453 | 372 | 21,8 | 0,20 | 0,18 |
Suzuki | 42 | 31 | 35,5 | 423 | 254 | 66,5 | 0,19 | 0,12 |
Jeep | 25 | 8 | 212,5 | 289 | 172 | 68,0 | 0,13 | 0,08 |
Porsche | 11 | 8 | 37,5 | 207 | 132 | 56,8 | 0,09 | 0,06 |
Maserati | 1 | 2 | -50,0 | 52 | 43 | 20,9 | 0,02 | 0,02 |
Ferrari | 1 | 2 | -50,0 | 20 | 17 | 17,6 | 0,01 | 0,01 |
Aston Martin | 4 | 0 | … | 16 | 7 | 128,6 | 0,01 | 0,00 |
Bentley | 1 | 0 | … | 10 | 4 | 150,0 | 0,00 | 0,00 |
Lamborghini | 0 | 0 | … | 4 | 2 | 100,0 | 0,00 | 0,00 |
Lancia | 0 | 0 | … | 2 | 35 | -94,3 | 0,00 | 0,02 |
Lotus | 0 | 0 | … | 0 | 5 | -100,0 | 0,00 | 0,00 |
Total | 17 058 | 16 988 | 0,4 | 222 134 | 207 330 | 7,1 | 100,00 | 100,00 |
Fonte: ACAP – Associação Automóvel de Portugal |