De acordo com os dados revelados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), de janeiro a junho, venderam-se 156.442 veículos novos, um incremento de 5,4% na comparação entre os dois anos, com o mês de junho a traduzir-se num crescimento de 6,4% no total do mercado.
Por setores, o dos veículos comerciais ligeiros foi aquele que mais cresceu em junho, na ordem dos 12,8% (com 4270 unidades contra os 3785 de junho de 2017), ao passo que os ligeiros de passageiros cresceram 5,3% no sexto mês do ano (de 24.834 unidades de 2017 para as 26.162 unidades de junho de 2018).
No semestre, contudo, existe uma inversão de preponderância, com o mercado de ligeiros de passageiros a representar o maior crescimento, com 5,8% de aumento, face aos 3,6% de ligeiros de mercadorias. No mercado de ligeiros de passageiros matricularam-se 134.506 unidades de janeiro a junho (127.186 em 2017), enquanto nos VCL foram matriculados no semestre 19.363 unidades (contra as 18.696 de idêntico período de 2017).
Quanto aos pesados, junho também foi de aumento – na ordem dos 9,6% -, o mesmo se aplicando ao total do semestre, embora aqui de forma mais suave: apenas 1,6%. No cômputo do mercado, então, o crescimento foi de 5,4%, equivalendo a 156.415 unidades.
VENDAS DE LIGEIROS E PESADOS (Resumo) | ||||||
Junho | Janeiro a Junho | |||||
2018 | 2017 | %Var | 2018 | 2017 | %Var | |
Lig Passageiros | 26.162 | 24.834 | 5,3% | 134.506 | 127.186 | 5,8% |
Lig Mercadorias | 4.270 | 3.785 | 12,8% | 19.363 | 18.696 | 3,6% |
Total de Ligeiros | 30.432 | 28.619 | 6,3% | 153.869 | 145.882 | 5,5% |
Total Pesados | 549 | 501 | 9,6% | 2.573 | 2.533 | 1,6% |
Pes Mercadorias | 515 | 483 | 6,6% | 2.328 | 2.301 | 1,2% |
Pes Passageiros | 34 | 18 | 88,9% | 245 | 232 | 5,6% |
Total do Mercado | 30.981 | 29.120 | 6,4% | 156.442 | 148.415 | 5,4% |
Fonte: ACAP – Associação Automóvel de Portugal. |
Fiat vai ao pódio
Por marcas, nos ligeiros de passageiros, a Renault continua a impor o ritmo, com o mês de junho a ser de crescimento (13,9%), refletindo-se ainda na totalidade do semestre, aqui com um ganho mais ligeiro, de 7,6%. Em termos de quota de mercado, com o Clio, Mégane e Captur a continuarem a ser ‘best-sellers’ – a marca gaulesa dispõe de 14,83%.
Atrás, algumas mexidas de grande relevo, a mais importante aquela que se concretiza na terceira posição do pódio, com a Fiat a subir 20,9% em junho e a saltar para o terceiro lugar na tabela das marcas mais vendidas no semestre, superando a Mercedes-Benz. A marca italiana matriculou, entre janeiro e junho, um total de 9171 automóveis, mais 12,7% do que em igual período de 2017, obtendo uma quota de mercado de 6,82%.
A Mercedes-Benz teve um decréscimo de 15,9% em junho, tendo no semestre uma variação nula (0%) em relação a 2017. Porém, a marca germânica perde quota de mercado, dos 7,03% do ano passado para os 6,65% deste ano.
A Nissan está com um primeiro semestre bastante positivo, em virtude de um crescimento de 11,9%, havendo também que mencionar a prestação da Citroën, marca que traduz um crescimento de 21,2%, e da Toyota, com um ganho de 21,7%.