De acordo com os dados da Associação de Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), em fevereiro de 2021 foram matriculados em Portugal 8311 veículos ligeiros de passageiros, ou seja menos 59% do que em igual mês do ano anterior, num reflexo claro dos efeitos da pandemia.
A ACAP reforça que estes valores “vêm confirmar que o setor automóvel continua a ser um dos mais afetados pela situação que o país está a atravessar”. No total, contando todos os tipos de veículos (ligeiros de passageiros, ligeiros de mercadorias e veículos pesados), foram matriculados 10.699 veículos automóveis, ou seja, menos 53,6% do que no mês de fevereiro de 2020, que foi o último mês completo antes de a pandemia chegar a Portugal com a intensidade que se conhece.
Nos dois primeiros meses deste ano sentem-se já os efeitos da pandemia, com um total de 23.211 novos veículos, o que representou uma diminuição homóloga de 42,7%.
No segmento dos ligeiros de passageiros, os 8311 veículos matriculados significaram uma quebra de 59% face ao mesmo mês de 2020, com a soma dos dois primeiros meses de 2021 a revelarem um total de 18.340 unidades, menos 47,1% do que no mesmo período de 2020.
Quanto ao mercado de ligeiros de mercadorias, o decréscimo foi de 17,8% no mês de fevereiro deste ano, com 2041 unidades matriculadas. Em termos acumulados, no período de janeiro e fevereiro, o mercado registou 4139 unidades, uma queda de 18,5% face ao período homólogo do ano anterior.
Por fim, no mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, no segundo mês do ano de 2021 verificou-se um crescimento de 19,2% em relação ao mês homólogo do ano anterior, tendo sido comercializados 347. Nos dois primeiros meses, contam-se 732 unidades, naquela que é uma queda de 5,8% relativamente ao período homólogo de 2020.
Quebra geral das marcas
Por marcas no mercado de ligeiros de passageiros, a tendência geral foi de quebra e nem mesmo as marcas com novos lançamentos sobressaíram pela positiva. Na frente da tabela de vendas em fevereiro ficou a Peugeot, com a marca francesa a ser a única com quatro dígitos: 1581 unidades registadas, ainda assim uma quebra de 34,8% face ao mesmo mês de 2020. Por outro prisma, impressionante a quota de mercado da Peugeot em fevereiro, com 19,02%.
Só depois aparece a líder de longa data do mercado nacional, a Renault, que não foi além das 575 unidades registadas (-79,5%), pouco à frente da BMW, com 564 registos (-56,2%).
De resto, são evidentes números nalguns casos extraordinariamente baixos nalgumas marcas, como a Honda, com dez unidades matriculadas, a Mazda, com 22 unidades, ou a Lexus, com sete unidades registadas em fevereiro. Entre as marcas de maior volume, a única exceção foi a Tesla, que teve um crescimento de 89,2%, vendendo 140 unidades em fevereiro.
No cômputo dos dois meses de 2021, a Peugeot é líder, com 2935 unidades matriculadas, equivalente a uma quota de mercado de 16,00%, mas sem fazer esquecer a quebra de 27,1%, seguindo-se a Mercedes-Benz, com 2076 exemplares matriculados, com uma quota de mercado de 11,32%, mas menos 31,2% nas vendas. No terceiro posto, mais uma marca premium, a BMW, que tem 1693 unidades matriculadas, menos 28,3%, para uma quota de mercado de 9,23%.
Fevereiro | Acumulado | |||||||
% | Quota (%) | % | Quota (%) | |||||
2021 | 2020 | Var. | 2021 | 2021 | 2020 | Var. | 2021 | |
Peugeot | 1 581 | 2 423 | -34,8 | 19,02 | 2 935 | 4 028 | -27,1 | 16,00 |
Mercedes-Benz | 853 | 1 555 | -45,1 | 10,26 | 2 076 | 3 016 | -31,2 | 11,32 |
BMW | 564 | 1 289 | -56,2 | 6,79 | 1 693 | 2 362 | -28,3 | 9,23 |
Citroën | 811 | 1 563 | -48,1 | 9,76 | 1 211 | 2 450 | -50,6 | 6,60 |
Renault | 575 | 2 805 | -79,5 | 6,92 | 1 140 | 4 135 | -72,4 | 6,22 |
Toyota | 343 | 792 | -56,7 | 4,13 | 1 066 | 1 433 | -25,6 | 5,81 |
Hyundai | 241 | 543 | -55,6 | 2,90 | 780 | 1 076 | -27,5 | 4,25 |
Seat | 361 | 966 | -62,6 | 4,34 | 763 | 1 790 | -57,4 | 4,16 |
Volkswagen | 302 | 848 | -64,4 | 3,63 | 723 | 1 554 | -53,5 | 3,94 |
Opel | 404 | 1 182 | -65,8 | 4,86 | 700 | 1 812 | -61,4 | 3,82 |
Fiat | 327 | 963 | -66,0 | 3,93 | 637 | 1 489 | -57,2 | 3,47 |
Nissan | 281 | 1 488 | -81,1 | 3,38 | 610 | 2 370 | -74,3 | 3,33 |
Ford | 261 | 838 | -68,9 | 3,14 | 578 | 1 399 | -58,7 | 3,15 |
Volvo | 251 | 345 | -27,2 | 3,02 | 558 | 699 | -20,2 | 3,04 |
Kia | 183 | 368 | -50,3 | 2,20 | 467 | 728 | -35,9 | 2,55 |
Dacia | 188 | 447 | -57,9 | 2,26 | 421 | 892 | -52,8 | 2,30 |
Audi | 120 | 250 | -52,0 | 1,44 | 374 | 564 | -33,7 | 2,04 |
MINI | 90 | 214 | -57,9 | 1,08 | 255 | 418 | -39,0 | 1,39 |
Skoda | 109 | 124 | -12,1 | 1,31 | 201 | 245 | -18,0 | 1,10 |
Honda | 10 | 119 | -91,6 | 0,12 | 189 | 258 | -26,7 | 1,03 |
Tesla | 140 | 74 | 89,2 | 1,68 | 155 | 107 | 44,9 | 0,85 |
Mazda | 22 | 94 | -76,6 | 0,26 | 120 | 226 | -46,9 | 0,65 |
Jeep | 68 | 77 | -11,7 | 0,82 | 106 | 130 | -18,5 | 0,58 |
Lexus | 7 | 54 | -87,0 | 0,08 | 102 | 97 | 5,2 | 0,56 |
DS | 45 | 84 | -46,4 | 0,54 | 100 | 143 | -30,1 | 0,55 |
Porsche | 37 | 67 | -44,8 | 0,45 | 95 | 162 | -41,4 | 0,52 |
Land Rover | 38 | 44 | -13,6 | 0,46 | 65 | 107 | -39,3 | 0,35 |
Mitsubishi | 19 | 484 | -96,1 | 0,23 | 62 | 677 | -90,8 | 0,34 |
Jaguar | 28 | 55 | -49,1 | 0,34 | 48 | 118 | -59,3 | 0,26 |
Smart | 17 | 73 | -76,7 | 0,20 | 37 | 124 | -70,2 | 0,20 |
Cupra | 21 | 0 | — | 0,25 | 30 | 0 | — | 0,16 |
Suzuki | 6 | 14 | -57,1 | 0,07 | 14 | 26 | -46,2 | 0,08 |
Maserati | 0 | 0 | — | 0,00 | 6 | 0 | — | 0,03 |
Alfa Romeo | 2 | 10 | -80,0 | 0,02 | 5 | 28 | -82,1 | 0,03 |
Bentley | 1 | 4 | -75,0 | 0,01 | 4 | 6 | -33,3 | 0,02 |
Ferrari | 2 | 0 | — | 0,02 | 4 | 4 | 0,0 | 0,02 |
Aston Martin | 2 | 0 | — | 0,02 | 4 | 0 | — | 0,02 |
Lamborghini | 0 | 6 | -100,0 | 0,00 | 3 | 9 | -66,7 | 0,02 |
Alpine | 1 | 0 | — | 0,01 | 2 | 3 | -33,3 | 0,01 |
Man | 0 | 1 | -100,0 | 0,00 | 1 | 1 | 0,0 | 0,01 |
Total | 8 311 | 20 263 | -59,0 | 100,00 | 18 340 | 34 686 | -47,1 | 100,00 |
Origem: AT | ||||||||
Fonte: ACAP |