Os dados foram revelados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), que aponta para um crescimento de janeiro a abril na ordem dos 37,6%, dando assim sinais positivos de recuperação pós-pandemia, mesmo que estejam ainda abaixo do último dos valores de 2019 (menos 16,8% face a igual período desse ano).
Assim, em abril de 2023 foram matriculados 18.275 veículos automóveis, ou seja, mais 25,1% quando comparado com abril de 2022. Enquanto na súmula dos quatro primeiros meses houve um aumento de 37,6% com um total de 78.838 novos veículos colocados em circulação.
Sempre a mais relevante, a categoria de automóveis ligeiros de passageiros teve matriculados 16.107 veículos em abril de 2023, num crescimento de 29,1% face ao período homólogo de 2022. De janeiro a abril de 2023, as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 68.298 unidades, o que se traduziu num acréscimo de 44,2% face a idêntico período do ano passado.
No caso dos veículos ligeiros de passageiros movidos a energias alternativas, há a registar o facto de 47% dos automóveis matriculados nos primeiros quatro meses do ano serem movidos a outro tipo de energia que não estritamente gasolina ou gasóleo. Com efeito, verifica-se que 15,2% nos veículos ligeiros de passageiros novos eram elétricos, sendo que os híbridos, com 16,5% ainda levam vantagem.Os automóveis a gasolina representaram 38,8%, enquanto os Diesel são cada vez menos representativos e mereceram apenas 14,2% das matrículas nos primeiros quatro meses do ano.
No segmento dos Veículos Ligeiros de Mercadorias, registou-se em abril um decréscimo de 5,6% face ao mesmo mês do ano passado, com 1650 unidades matriculadas, enquanto de janeiro a abril regista-se um ligeiro aumento de 1,3% face ao período homólogo de 2022, com um total de 8301 ligeiros matriculados.
Por último, nos veículos pesados, que engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em abril de 2023 verificou-se um aumento de 32,8% face a abril de 2022, com 518 veículos registados. Nos primeiros quatro meses do ano, as matrículas desta categoria totalizaram 2239 unidades, um crescimento do mercado de 29,4% quando comparado com os primeiros quatro meses de 2022.
Por marcas, a Dacia foi a marca líder de mercado nos Ligeiros de Passegeiros em abril, com um total de 1589 veículos matriculados, mais 126% do que em igual mês do ano passado, superando a Peugeot, que matriculou 1556 veículos neste mês, num aumento de 31,6%. A Volkswagen está de regresso aos lugares cimeiros, com um abril de bons números, matriculando 1466 unidades, subindo 140,7% face a abril de 2022.
Apenas mais duas marcas superaram a fasquia dos 1000 veículos matriculados em abril, a Mercedes-Benz, com 1090 (+56,2%), e a BMW, com 1026 (+10,9%), continuando estas entretidas na sua luta pela melhor dos premium.
Em termos estritamente numéricos, vale a pena registar o crescimento de 4600% da Tesla no mês de abril, mas deve-se ao facto de ter matriculado 282 veículos contra seis do mesmo mês do ano passado, em que constrangimentos com a entrega eram mais notórios.
De regresso ao pódio após uma longa ausência, a Volkswagen é uma das marcas que apresenta maior crescimento (+113,2%), com 4739 unidades matriculadas, superando por escassa margem a Dacia, que matriculou 4727 veículos (+106%). Mercedes-Benz e BMW competem entre si pelo estatuto de melhor premium, ocupando quinto e sexto lugares, respetivamente, com a primeira a registar 4573 unidades e a segunda 4468, com crescimentos homólogos de 37,5% e de 27,6%, respetivamente.
A Toyota é a sétima na lista (3935; +9,7%), seguindo-se Citroën (3179; -4,6%), SEAT (3027; +34,4%) e Opel (2895; +107,1%), completando-se assim o top 10.