O mercado nacional de automóveis novos registou um aumento de 25,1% face ao mês de abril do ano passado, sendo as matrículas dos ligeiros de passageiros já dominadas pelas motorizações ditas alternativas, ou seja, que contemplem algum tipo de eletrificação ou GPL.

Os dados foram revelados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), que aponta para um crescimento de janeiro a abril na ordem dos 37,6%, dando assim sinais positivos de recuperação pós-pandemia, mesmo que estejam ainda abaixo do último dos valores de 2019 (menos 16,8% face a igual período desse ano).

Assim, em abril de 2023 foram matriculados 18.275 veículos automóveis, ou seja, mais 25,1% quando comparado com abril de 2022. Enquanto na súmula dos quatro primeiros meses houve um aumento de 37,6% com um total de 78.838 novos veículos colocados em circulação.

Sempre a mais relevante, a categoria de automóveis ligeiros de passageiros teve matriculados 16.107 veículos em abril de 2023, num crescimento de 29,1% face ao período homólogo de 2022. De janeiro a abril de 2023, as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 68.298 unidades, o que se traduziu num acréscimo de 44,2% face a idêntico período do ano passado.

No caso dos veículos ligeiros de passageiros movidos a energias alternativas, há a registar o facto de 47% dos automóveis matriculados nos primeiros quatro meses do ano serem movidos a outro tipo de energia que não estritamente gasolina ou gasóleo. Com efeito, verifica-se que 15,2% nos veículos ligeiros de passageiros novos eram elétricos, sendo que os híbridos, com 16,5% ainda levam vantagem.

Os automóveis a gasolina representaram 38,8%, enquanto os Diesel são cada vez menos representativos e mereceram apenas 14,2% das matrículas nos primeiros quatro meses do ano.

No segmento dos Veículos Ligeiros de Mercadorias, registou-se em abril um decréscimo de 5,6% face ao mesmo mês do ano passado, com 1650 unidades matriculadas, enquanto de janeiro a abril regista-se um ligeiro aumento de 1,3% face ao período homólogo de 2022, com um total de 8301 ligeiros matriculados.

Por último, nos veículos pesados, que engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em abril de 2023 verificou-se um aumento de 32,8% face a abril de 2022, com 518 veículos registados. Nos primeiros quatro meses do ano, as matrículas desta categoria totalizaram 2239 unidades, um crescimento do mercado de 29,4% quando comparado com os primeiros quatro meses de 2022.

Em abril, Dacias mil

Por marcas, a Dacia foi a marca líder de mercado nos Ligeiros de Passegeiros em abril, com um total de 1589 veículos matriculados, mais 126% do que em igual mês do ano passado, superando a Peugeot, que matriculou 1556 veículos neste mês, num aumento de 31,6%. A Volkswagen está de regresso aos lugares cimeiros, com um abril de bons números, matriculando 1466 unidades, subindo 140,7% face a abril de 2022.

Apenas mais duas marcas superaram a fasquia dos 1000 veículos matriculados em abril, a Mercedes-Benz, com 1090 (+56,2%), e a BMW, com 1026 (+10,9%), continuando estas entretidas na sua luta pela melhor dos premium.

Em termos estritamente numéricos, vale a pena registar o crescimento de 4600% da Tesla no mês de abril, mas deve-se ao facto de ter matriculado 282 veículos contra seis do mesmo mês do ano passado, em que constrangimentos com a entrega eram mais notórios.

No cômputo dos quatro meses do ano, a Peugeot mantém a liderança, com uma margem folgada face à segunda classificada, a Renault. A primeira tem 7666 unidades matriculadas, mais 11,22% do que em igual período do ano passado, enquanto a segunda tem 5217 unidades matriculadas, mais 76,3% em comparação com o período homólogo de 2022.

De regresso ao pódio após uma longa ausência, a Volkswagen é uma das marcas que apresenta maior crescimento (+113,2%), com 4739 unidades matriculadas, superando por escassa margem a Dacia, que matriculou 4727 veículos (+106%). Mercedes-Benz e BMW competem entre si pelo estatuto de melhor premium, ocupando quinto e sexto lugares, respetivamente, com a primeira a registar 4573 unidades e a segunda 4468, com crescimentos homólogos de 37,5% e de 27,6%, respetivamente.

A Toyota é a sétima na lista (3935; +9,7%), seguindo-se Citroën (3179; -4,6%), SEAT (3027; +34,4%) e Opel (2895; +107,1%), completando-se assim o top 10.