No primeiro ano praticamente sem restrições de vendas impostas pela pandemia, as vendas de automóveis novos em Portugal cresceram 2,8% face ao ano passado, destacando-se já a boa representação de automóveis 100% elétricos no peso geral do mercado (11,4%).

Pela primeira vez desde 2019 sem um impacto direto da Covid-19, mas ainda com muitos problemas na obtenção de componentes, agravados entretanto pela guerra na Ucrânia, o mercado nacional de automóveis novos cresceu de forma paulatina em 2022, com um aumento de 2,8% face a 2021, de acordo com os dados mais recentes da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

No entanto, aquela entidade continua a apresentar os valores de 2019 como termos comparativos, apontando então para uma quebra de 30,8% nas vendas. Ainda assim, os dados do último mês do ano, dezembro, voltaram a traduzir-se num aumento de 12,4% em comparação com o mês homólogo de 2021.

Já no cômputo do ano, voltou-se a não chegar aos 200 mil exemplares vendidos, com a ACAP a indicar que foram colocados em circulação 185.291 automóveis novos, mais 2,8% do que no ano passado, sendo preciso destacar a percentagem superior aos dez por cento (11,4%) de vendas de automóveis ligeiros de passageiros 100% elétricos (BEV).

No caso dos automóveis ligeiros de passageiros, matricularam-se 14.698 unidades em dezembro, mais 16,6%, ao passo que nos agregado dos 12 meses de 2022 matricularam-se 156.250 unidades, um acréscimo de 6,6% face a 2021. De notar que, de janeiro da dezembro, 40,5% dos veículos ligeiros de passageiros matriculados novos eram movidos a outros tipos de energia, nomeadamente elétricos (11,4%) e híbridos (15,4%). Os híbridos plug-in representaram 10,3%.

A maioria do mercado persistiu nos motores a gasolina, com 41,6%, enquanto o outrora dominador gasóleo passa a ter apenas 17,9% de distribuição de vendas.

Passando para os Veículos Ligeiros de Mercadorias, matricularam-se 3052 unidades em dezembro, o que se traduz num decréscimo de 7,0% em comparação com o mesmo mês de 2021. Em termos acumulados, o mercado atingiu as 23.541 unidades, numa queda de 18,2% em comparação com o ano de 2021.

Por fim, quanto ao mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em dezembro de 2022 verificou-se um aumento de 36,5% em relação ao mês homólogo de 2021, tendo sido comercializados 606 veículos desta categoria. Em 2022 as matrículas desta categoria totalizaram 5500 unidades, um aumento de 13,4% quando comparado com o ano de 2021.