De acordo com os dados revelados pela JATO Dynamics, analista do mercado automóvel europeu, que teve em conta os dados de 26 dos países da Europa, o volume de automóveis novos registados em julho desceu após quatro meses de crescimento. A contração do mercado em julho de 2021 foi de 24% face a julho de 2020, descendo de 1.27 milhões de unidades matriculadas para 967.830 deste ano. Face ao mesmo mês de 2019, a quebra é ainda maior, caindo 26%.
A JATO Dynamics aponta que é preciso recuar até julho de 2012, aquando da crise económica mundial, para se encontrarem resultados semelhantes, quando se verificaram 966.090 unidades registadas. No cômputo de 2021, porém, o número de vendas é positivo face a 2020, registando-se um aumento de 17% de janeiro a julho, com um total de 7.381.735 unidades vendidas.
Por tipo de combustível, os veículos elétricos e de baixas emissões continuam a ganhar espaço, mas a sua procura não é suficiente para fazer o mercado crescer. Em julho, venderam-se 160.646 modelos eletrificados, entre elétricos (BEV) e plug-in híbridos (PHEV), atingindo quase 17% do volume total de vendas
Felipe Munoz, analista da JATO Dynamics, refere que “estamos a começar a assistir ao impacto das campanhas que favorecem os veículos elétricos sobre os veículos com motor de combustão interna, mas a indústria ainda não está a fazer o suficiente para que os BEV absorvam as perdas registadas pelas motorizações convencionais”. Em comparação direta dos meses de julho de 2020 com o o de 2021, o registo de automóveis Diesel caiu 166.000 unidades, enquanto os BEV apenas ganharam 49.000 unidades na comparação entre os dois meses.Sandero a surpreender
Num mercado que teima em não regressar para níveis pré-pandemia, o Dacia Sandero foi a estrela do mês de julho, com o utilitário da marca romena a obter a primeira posição desde o seu lançamento em 2008. Graças à nova geração de atributos reforçados e mais competente, o Sandero obteve ganhos substanciais em mercados como o alemão (+15%), além de liderar as tabelas de Espanha e França, com um total de 20.446 unidades vendidas nos 26 mercados europeus em questão.
O Volkswagen Golf ficou com a segunda posição, com 19.425 registos, mas uma descida de 37% face ao mesmo mês de 2020, enquanto o Toyota Yaris atinge o lugar mais baixo do pódio, com um aumento de 3% face ao ano passado, com 18.858 unidades matriculadas. Outro Volkswagen, o Polo, surge em quarto, com menos 8%, enquanto o ‘luso’ T-ROC (produzido em Portugal) surge na quinta posição, com uma quebra também de 17%. Este foi também o melhor SUV do mês, num segmento que vale já 46,1% do total do mercado, seguido de longe pelo dos utilitários, que vale 17,1% e dos modelos de segmento médio, que representa 16,2%.