Os automóveis de baixas emissões continuam a ganhar importância no mercado automóvel europeu, registando em julho uma quota de 17% entre elétricos e plug-in híbridos, num mês em que o volume total de vendas de automóveis novos voltou a cair e no qual o Dacia Sandero foi o mais vendido do Velho Continente.

De acordo com os dados revelados pela JATO Dynamics, analista do mercado automóvel europeu, que teve em conta os dados de 26 dos países da Europa, o volume de automóveis novos registados em julho desceu após quatro meses de crescimento. A contração do mercado em julho de 2021 foi de 24% face a julho de 2020, descendo de 1.27 milhões de unidades matriculadas para 967.830 deste ano. Face ao mesmo mês de 2019, a quebra é ainda maior, caindo 26%.

A JATO Dynamics aponta que é preciso recuar até julho de 2012, aquando da crise económica mundial, para se encontrarem resultados semelhantes, quando se verificaram 966.090 unidades registadas. No cômputo de 2021, porém, o número de vendas é positivo face a 2020, registando-se um aumento de 17% de janeiro a julho, com um total de 7.381.735 unidades vendidas.

Por tipo de combustível, os veículos elétricos e de baixas emissões continuam a ganhar espaço, mas a sua procura não é suficiente para fazer o mercado crescer. Em julho, venderam-se 160.646 modelos eletrificados, entre elétricos (BEV) e plug-in híbridos (PHEV), atingindo quase 17% do volume total de vendas

Felipe Munoz, analista da JATO Dynamics, refere que “estamos a começar a assistir ao impacto das campanhas que favorecem os veículos elétricos sobre os veículos com motor de combustão interna, mas a indústria ainda não está a fazer o suficiente para que os BEV absorvam as perdas registadas pelas motorizações convencionais”. Em comparação direta dos meses de julho de 2020 com o o de 2021, o registo de automóveis Diesel caiu 166.000 unidades, enquanto os BEV apenas ganharam 49.000 unidades na comparação entre os dois meses.

Sandero a surpreender

Num mercado que teima em não regressar para níveis pré-pandemia, o Dacia Sandero foi a estrela do mês de julho, com o utilitário da marca romena a obter a primeira posição desde o seu lançamento em 2008. Graças à nova geração de atributos reforçados e mais competente, o Sandero obteve ganhos substanciais em mercados como o alemão (+15%), além de liderar as tabelas de Espanha e França, com um total de 20.446 unidades vendidas nos 26 mercados europeus em questão.

O Volkswagen Golf ficou com a segunda posição, com 19.425 registos, mas uma descida de 37% face ao mesmo mês de 2020, enquanto o Toyota Yaris atinge o lugar mais baixo do pódio, com um aumento de 3% face ao ano passado, com 18.858 unidades matriculadas. Outro Volkswagen, o Polo, surge em quarto, com menos 8%, enquanto o ‘luso’ T-ROC (produzido em Portugal) surge na quinta posição, com uma quebra também de 17%. Este foi também o melhor SUV do mês, num segmento que vale já 46,1% do total do mercado, seguido de longe pelo dos utilitários, que vale 17,1% e dos modelos de segmento médio, que representa 16,2%.