Ainda que o Estado de Emergência tenha colocado um travão às vendas de automóveis novos em Portugal, algumas marcas encontraram no território virtual uma boa forma de manterem as suas operações de retalho de novos automóveis. Mercedes-Benz e Volkswagen são dois exemplos em que o digital começa a ganhar espaço também nas vendas de automóveis.

A ordem do Governo é para manter os concessionários de portas fechadas, não sendo considerados estabelecimentos essenciais (oficinas e serviços de após-venda são exceções), pelo que a redução das vendas de automóveis será sempre significativa. No entanto, em alternativa, a solução digital mostra-se de grande utilidade nesta fase, havendo quem tenha maior foco nesta área.

Um dos exemplos é a Mercedes-Benz, que tem nas suas plataformas online uma alternativa para a aquisição, explicando que “o cliente pode fazer a aquisição do seu Mercedes-Benz de forma cómoda no seu telemóvel, tablet ou pc, com entrega a ser efetuada no conforto da sua casa”.

Em comunicado, a Mercedes-Benz adianta que “a rede de concessionários com 15 parceiros em Portugal também está a sofrer uma transformação com novos formatos, instalações modernas e conceitos, em resultado da iniciativa ‘A Melhor Experiência de Cliente 4.0’”.

De igual forma, a Volkswagen estreou esta semana um serviço de compra de veículos online, preparando-se para esta nova fase de interação com o cliente. Porém, dada a ‘frescura’ desta nova opção, fonte da marca ouvida pelo Motor24 ainda não tem dados que permitam obter uma perceção mais real da adesão à mesma. Associado a este serviço está também um de entrega de veículo novo ao domicílio, reduzindo ainda mais as necessidades de deslocação do comprador.

Embora exista uma predominância digital, estes dois casos contam com a assistência telefónica de trabalhadores dos concessionários, que poderão tirar dúvidas ao longo da compra ou dar seguimento ao negócio.