Sem o sucesso comercial do Corvette, o Dodge Viper é um dos desportivos norte-americano que o publico elevou ao estatuto de carro culto, muito por culpa da tremenda carreira do modelo na competição, sob a insígnia da Chrysler.

Este Viper GTS-R em particular, com o chassis com o número 31, é um dos mais icónicos exemplares do modelo equipado com potente V10, para fãs do desporto automóvel na viragem do milénio. E está agora à venda, pela LBI Limited.

Construído pela francesa ORECA em 1999, este GTS-R foi dominador nas pistas durante todo o ano 2000. O Viper com mais de 600 cv de potência ganhou sete das dez corridas na temporada da American Le Mans Series (ALMS), antes de alcançar a vitória nas míticas 24 Horas de Le Mans, batendo a concorrência do recente Corvette C5-R na categoria LMGTS, e com os pilotos Dominique Dupuy, Olivier Beretta e Karl Wendlinger atrás do volante.

Com palmarés tão invejável, o chassis #31 retirou-se no final da temporada, tendo sido comprado por um particular, que o manteve em provas esporádicas até 2005, ano que foi totalmente restaurado, recuperando a cor e os patrocínios originais, num trabalho avaliado em cerca de 400 mil euros.

Os especialistas da LBI Limited garantem que este será, provavelmente, o único Viper vencedor em Le Mans à venda, com um valor estimado a rondar um milhão de euros.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.