O departamento de modelos clássicos da Stellantis esteve presente na 12ª edição da feira Milano AutoClassica, destinada a automóveis clássicos e desportivos de referência para entusiastas, colecionadores e clubes da temática. Na celebração do centenário do circuito de Monza, em Itália, a divisão Heritage criou também uma renovação modernizada do 500 Record Monza ‘58.

O Abarth Classiche 500 Record Monza ’58 foi concebido pela divisão de clássicos da Stellantis com o intuito de celebrar o centenário do Autodromo di Monza, conhecido como ‘templo de velocidade’ italiano onde a Abarth tem acumulado inúmeros sucessos. Entre os registos mais significativos destacam-se os seis recordes de velocidade e de resistência alcançados numa única semana de fevereiro de 1958, a bordo do primeiro Fiat 500 desenvolvido pela marca do Escorpião, sob a cuidada supervisão do próprio Carlo Abarth.

Daí o nome deste espécime único, produzido com base num Fiat 500 de 1970, recorrendo a tratamentos estéticos e mecânicos específicos. A decoração exterior “Monza ’58” recorda o tom verde do modelo que bateu recordes em Monza, a mesma cor usada pela Abarth em 2019 no seu mais recente Abarth 695 70° Anniversario.

O Fiat Nuova 500 desenvolvido por Carlo Abarth para os recordes de 1958 serve de inspiração não só para a decoração exterior deste automóvel de tributo, mas também ao nível dos interiores, que assumem o mesmo tecido e costura contrastante da primeira série dos modelos 500, produzidos desde 1957. O mesmo contraste também pode ser visto nos painéis e laterais dos bancos de competição únicos (uma homenagem ao recorde do 500, versão monolugar de modo a reduzir o seu peso).

A instrumentação é totalmente abrangente: para além do volante em madeira e o painel Jaeger característico dos modelos históricos da Abarth, inclui um prestigiado relógio dessa mesma marca, com bateria para oito dias com uma única carga, evocando precisamente a duração daquela semana em Monza, quando um conjunto de recordes foram alcançados.

Os pisos despidos e o tejadilho rígido aerodinâmico, em substituição da habitual tela macia, também são claramente inspirados nas corridas, assim como o par de faróis adicionais.

Também a sua mecânica é especial, recorrendo ao motor de dois cilindros do Fiat 500, elevado a uma cilindrada de 595 cc, com recurso ao Abarth Classiche 595 Tuning Kit. Reproduzido com as mais recentes tecnologias, o ‘kit’ é inspirado na versão desenvolvida pela Casa do Escorpião em 1963.

Este exemplar único da Abarth faz parte do projeto Heritage conhecido como “Reloaded by Creators”, no âmbito do qual um conjunto limitado de modelos clássicos, com autenticidade certificada, é devolvido à sua beleza original graças à experiência e ‘know-how’ da equipa de técnicos Heritage da Officine Classiche.

A par desta mais recente criação, também a versão que a inspirou, precisamente a variante ‘Record’ de 1958 do Novo Fiat 500, esteve em exposição. Aquando do seu lançamento em 1957, o Fiat Nuova 500 foi definido como um automóvel subcompacto, com desempenho muito diferente do de um modelo de competição: o seu “pequeno motor”, com apenas dois cilindros, era demasiado pequeno, não sendo suficientemente potente para ter aspiração a tornar-se um grande sucesso em termos desportivos.

Mas Carlo Abarth estava convencido da qualidade e do potencial do modelo, decidindo-se por o transformar num automóvel de recordes. Os 500 que desenvolveu, com um motor de 26 cv e uma velocidade máxima de 118 km/h, foram conduzidos no circuito de Monza ao longo de 168 horas, em corrida, tendo acumulado seis recordes internacionais. A obtenção de resultados tão importantes também viria a contribuir para o sucesso do Nuova 500, tornando-o num dos automóveis mais famosos alguma vez produzidos.

O modelo em exposição – o mesmíssimo exemplar usado em Monza – foi também o primeiro Fiat 500 de sempre afinado pela Abarth. Foi agora restaurado na sua configuração original após um meticuloso projeto de restauração e conservação. É um exemplar de valor histórico inestimável, sendo um verdadeiro marco na história da marca Abarth e do próprio automóvel.

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