Um dos atletas de topo do parkour, modalidade de estilo livre de salto urbano, Evgeny ‘Archie’ Aroyan, mostrou as suas credenciais na fábrica da marca russa Kamaz, unindo dessa forma dois mundos aparentemente tão distintos como os da competição automóvel e da arte do movimento do parkour.

Atleta integrado no programa de apoios da Red Bull, Aroyan foi desafiado a mostrar o seu talento na fábrica da Kamaz em Naberezhnye Chelny, local de onde saem algumas das máquinas para competir nas provas de ralis TT mais duras do mundo, com o Rali Rota da Seda.

Para este vídeo, que conta com a participação também do veterano piloto Vladimir Chagin, o atleta apresentou uma série de novas combinações de movimentos rápidos e acrobáticos que traduzem a vontade do ‘empregado do mês’ de superar todos os obstáculos para chegar ao seu posto a tempo. Além da trama ficcionada, importa referir que as manobras acrobáticas foram pensadas por Evgeny Aroyan, destacando-se o duplo salto de dois metros de altura ou o mortal para a frente de 360 graus num camião em movimento.

“Todos os elementos de ‘freerunning’ neste vídeo foram feitos pela primeira vez em circunstâncias tão incomuns. Especialmente para este projeto, durante o treino, apresentei combinações completamente novas que manobras bem conhecidas e o local pouco usual e as condições da performance incrementaram o desafio deste projeto. Nem eu acredito que consegui fazer aquilo tudo”, referiu Aroyan, de 26 anos de idade.

Para o compatriota Chagin, a mensagem do vídeo é aplicável para os mundos do parkour e da competição desportiva. “Estou empenhado no desporto motorizado, mas senti-me atraído pela filosofia sem limites do ‘freerunnning’. Qualquer obstáculo pode ser superado: quando nada na vida é impossível”, refere.

Fotos: Pavel Sukhorukov / Red Bull Content Pool

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.