A Jaguar desenvolveu mais um protótipo para o jogo Gran Turismo, o Vision Gran Turismo SV, um modelo de competição 100% elétrico e linhas extremamente fluidas para uma velocidade máxima de 410 km/h. Além da sua presença digital, o Vision Gran Turismo SV também terá um correspondente à escala real.

Este modelo é sucessor direto do Vision Gran Turismo Coupé lançado em outubro de 2019 para o jogo Gran Turismo, um exclusivo da consola Playstation, com um design radical inspirado no passado e conceito de competição radical. Esse foi o ponto de partida para o GT SV agora apresentado. A ideia é mostrar como seria um protótipo para o Mundial de Endurance com tecnologia 100% elétrica, ou seja, o derradeiro modelo de competição virtual.

Fundamental para o processo de desenvolvimento do GT SV foi o feedback de vídeos online e dos fóruns de corridas virtuais, com o mundo de testes virtuais a ser usado como ferramenta para a criação de um desportivo elétrico de alto gabarito para utilização no jogo.

O modelo presta homenagem aos seus antecessores de competição, com decoração também alusiva a momentos como a estreia dos C-Type e D-Type em 1951 e 1954, respetivamente.

A carroçaria produzida em materiais compósitos esconde quatro motores elétricos em comparação com os três do Vision Gran Turismo Coupé anterior, gerando uma potência combinada de 1903 CV e massivos 3360 Nm de binário, com tração integral e vetorização de binário. A aceleração dos zero aos 96 km/h cumpre-se em meros 1,65 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 410 km/h. Cada motor tem uma caixa de velocidades de uma relação associada, idealizadas para oferecer a máxima robustez e adaptabilidade perante o elevado binário.

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O diretor de engenharia da Jaguar SV, Jamal Hameedi, explica que “foi-nos dado um objetivo: pegar em tudo o que fez o Jaguar Vision GT Coupé tão especial – a performance, o comportamento e a sonoridade – e levá-lo a outro nível. A equipa não só cumpriu esse objetivo, como o excedeu, desenvolvendo um carro elétrico virtual que poderia competir de forma bem-sucedida nas 24 horas de resistência mais extremas”.

A silhueta elegante do GT SV inclui as curvaturas do C-Type e do D-Type nas cavas das rodas, mesmo com o motor adicional no eixo dianteiro. A distância entre eixos permanece idêntica, ou seja, 2721 mm, para um comprimento total de 5540 mm (mais comprido 861 mm), um requisito das mudanças aerodinâmicas.

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