A Ford Motor Company e a Volkswagen AG assinaram um acordo de cooperação para o desenvolvimento de veículos comerciais e tecnologias de eletrificação e condução autónoma, expandindo a sua aliança a nível global para atender às necessidades dos respetivos clientes na Europa e outras regiões.

Os primeiros planos relativamente a esta parceria foram anunciados em julho do ano passado, com as duas companhias a colocarem agora no papel os traços gerais desta nova parceria, que inclui o desenvolvimento conjunto de veículos comerciais, pick-ups e tecnologias elétricas e de condução autónoma com vista à sua implementação em futuros produtos de ambas as marcas.

Ao abrigo esta aliança, a Ford terá sob sua responsabilidade o desenvolvimento e produção de pick-up para venda com o símbolo da Volkswagen, mais concretamente com a designação Amarok, já em 2022. O reforço no setor dos veículos comerciais faz-se um ano antes – 2021 – com um modelo baseado no Caddy da Volkswagen para a Ford, desenvolvido e produzido pela marca alemã, enquanto numa fase posterior será produzido um veículo comercial de uma tonelada criado pela Ford para uso nas duas marcas.

Ao mesmo tempo, num momento em que os investimentos estão a ser todos escrutinados devido à pandemia da Covid-19, a Ford irá tirar partido da nova plataforma modular elétrica do Grupo Volkswagen (MEB) para criar um veículo comercial para lançar na Europa em 2023.

Durante o ciclo de produtos destes modelos, ambas as companhias esperam uma produção combinada de oito milhões de veículos pick-up e de comerciais.

“À luz da pandemia de Covid-19 e do seu impacto na economia global, é hoje mais do que nunca vital estabelecer alianças resilientes entre companhias fortes. Esta colaboração vai reduzir de forma eficiente os custos de desenvolvimento, permitindo uma distribuição global de veículos comerciais e elétricos, melhorando o posicionamento de ambas as companhias”, referiu o CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, secundado no otimismo pelo seu congénere do Grupo Ford, Jim Hackett.

“Esta aliança surge num momento de entusiasmo tremendo sobre a interseção de veículos cada vez mais inteligentes e conectados num mundo cada vez mais inteligente”, afirmou.

Ao longo de vários anos com início em 2023, a Ford poderá vir a produzir até 600 mil veículos com base na plataforma MEB, que pretende combinar espaço, funcionalidade e performance com zero emissões. O veículo da marca americana que será produzido em Colónia-Merkenich, irá ostentar um outro nome importante para a Ford na senda do que a marca já fez com o Mustang Mach-E, que será introduzido no mercado europeu em 2021 e que recupera o nome do desportivo icónico.

Adicionalmente, as duas companhias vão trabalhar também em conjunto em tecnologias de condução autónoma, juntamente com a Argo AI, com base nos sistemas tecnológicos desta última. A Volkswagen e a Ford anunciaram na semana passada que irão fazer um investimento na Argo AI, uma empresa do setor tecnológico de Pittsburgh, na qual a Ford já detinha uma parte.