Com o lançamento do ID.3 a aproximar-se (apontando-se agora para o mês de setembro), a Volkswagen apresentou com maior detalhe alguns dos elementos de equipamento do seu elétrico de nova geração, que promete inaugurar uma nova etapa da vida da marca alemã. Os 80 ID.3 1st pré-reservados on-line têm entregas previstas para setembro, com preços a começarem nos 38.017.

Em conferência online, os responsáveis de produto da Volkswagen detalharam alguns dos elementos do novo ID.3, do qual esperam vender entre 60 e 70 mil unidades neste primeiro ano de ‘vida’ do novo modelo, apesar de todos os constrangimentos, não só de produção (devido aos impactos do novo coronavírus), como também de desenvolvimento de um produto absolutamente novo.

Apontando a um novo nicho de mercado, a marca antevê uma nova experiência de utilização, tirando partido de uma base totalmente elétrica (MEB) que servirá não só de plataforma para este modelo, como para toda uma família de modelos elétricos, que já em 2021 contará com o ID.4.

Destacando a importância da versão de lançamento, a ID.3 1st (‘First’), a Volkswagen adianta que as primeiras unidades entregues em setembro, para aqueles que se demonstraram entusiastas logo de início com o novo modelo elétrico da marca, não terão ainda o software final, algo que será depois corrigido no primeiro trimestre de 2021, com uma passagem pelo concessionário.

Recorde-se que a edição limitada ID.3 1st terá por base a variante intermédia de bateria Pro com bateria de 58 kWh, embora conte com alguns benefícios exclusivos, como a melhoria de dois segundos na aceleração dos zero aos 100 km/h moor de 150 kW (204 CV) e capacidade de carregamento a 100 kW, além da oferta de um ano de carregamentos gratuitos (até 2000 kWh ou 600 euros). Além de diversos elementos estéticos como as insígnias ‘1st’, como no volante, um dos pontos de destaque é a possibilidade de carregar a 100 kW em DC ou até 11 kW em AC.

Porém, mesmo dentro da gama ID.3 1st haverá distinções, com três níveis distintos: a de base, a Plus e a Max, que é o expoente máximo de equipamento agregado. Na base estarão as jantes de 18″ ‘East Derry’, rádio DAB+ e sistema “Discover Media” com navegação, volante multifunções em pele com aquecimento, bancos aquecidos, cruise control adaptativo, ar condicionado bi-zona, controlo de temperatura remota e função ‘Light Assist’ nos faróis dianteiros. Há ainda bomba de calor (que no mercado alemão terá um custo ligeiramente acima dos 1000€), cabo de carregamento Mode 3, sensor de chuva e alarme anti-roubo.

O nível intermédio Plus conta já com as jantes de 19″ ‘Andoya’, pack exterior “Exterior Style Silver”, chave “Keyless Advanced”, faróis Matrix LED, luzes dinâmicas traseiras, vidros escurecidos, revestimento dos bancos em tecido e ‘ArtVelours’, 30 cores ambiente, câmara traseira e duas tomadas USB-C atrás, entre outros.

A versão Max adiciona (ou substitui) jantes de 20″ ‘Sanya’, sistema head-up com realidade aumentada, pacote de som, sistema ‘Travel Assist’ com assistente de manutenção de faixa e assistente lateral, bancos com ajuste elétrico, função de massagem, tejadilho panorâmico, entre outros itens.

Equipamentos de base

Afastando-nos da versão de lançamento, a gama ID.3 terá três versões consoante a capacidade da bateria: Pure (45 kWh) com motor de 110 kW e autonomia entre 230 e 330 quilómetros, Pro (58 kWh) com motor de 150 kW e autonomia entre 300 e 420 quilómetros e, por fim, Pro S (77 kWh) com motor de 150 kW mas autonomia acrescida entre 390 e 550 quilómetros, valores que estão balizados de acordo com a forma de condução.

A nível de equipamento base, a Volkswagen aplica nos seus ID.3 uma série de elementos como as jantes de 18 polegadas, iluminação LED à frente e atrás, limitador de velocidade, modos de condução, Rádio ‘Ready 2 Discover’ com ecrã tátil de 10 polegadas na consola central, comandos por voz, iluminação ambiente ID. Light, acesso sem chave e uma série de tecnologias de segurança, como o Front Assist com a travagem de emergência autónoma, assistente de estcionamento, reconhecimendo de sinais de trânsito, aplicação We Connect e carregador interno de 7.2 kW, com capacidade de carregamento DC de 50 kW.

Debruçando-se sobre o ecrã tátil, trata-se de unidade de nova geração, com menu de atalhos logo abaixo para acesso mais rápido a cada função. Há ainda um ’touch slider’, para comandar algumas funções. Já a instrumentação tem por base um ecrã de 5.3″, com informações bem separadas de assistência à condução, velocidade, autonomia e dados da navegação. Esse design intuitivo é depois comandado a partir do volante com comandos integrados. A marca destaca ainda o facto de ter transmissão ‘shift-by-wire’, ou seja, sem elementos mecânicos, o que permite assim ganhar espaços de arrumação no túnel central.

Os responsáveis da Volkswagen explicaram, ainda, que o carregamento até aos 125 kW está a ser preparado para utilização, por exemplo, na rede IONITY, no caso da bateria de maior capacidade, a mesma que terá uma lotação do habitáculo limitada a quatro pessoas. A razão, explicam, deve-se ao peso já muito elevado da bateria, privilegiando a autonomia e limitando o peso possível de carregar com uma lotação mais limitada. Porém, está garantido um terceiro banco opcional no equipamento.

O ID.3 afigura-se como determinante na estratégia da Volkswagen, assinalando a sua entrada em pleno neste segmento, no qual estava agora representado pelo e-Golf, que sairá de cena. No seu plano de lançamentos, cada vez mais eletrificado, a marca de Wolfsburgo prevê que em 2021 tenha um ‘mix’ de 10% de vendas de eletrificados (VE e PHEV), aumentando para 25% em 2025 e para 30% em 2030.


PREÇOS

Como atrás foi descrito, o ID.3 1st estará disponível com três versões, a de equipamento base, a Plus (equipamento orientado para o design) e a Max (equipamento orientado para a tecnologia). Os preços arrancam nos 38.017€ da versão base, subindo para 43.749€ no caso da Plus e terminando nos 49.478€ da Max. Os ID.3 são produzidos em Zwickau (Alemanha), onde há uma capacidade anual de 330.000 unidades.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.