Volkswagen quer que transforme o seu Carocha clássico em elétrico

09/09/2019

Na era da eletrificação, há quem também se dedique a transformar os automóveis clássicos com motor de combustão interna em exemplares elétricos. Também a Volkswagen lança agora uma unidade do seu clássico Carocha (em alemão Käfer) totalmente elétrica, tirando partido de um novo esforço da divisão Volkswagen Group Components em parceria com a eClassics para a apresentação de uma solução eletrificada para o Carocha histórico.

Esta conversão recorre exclusivamente a componentes novos extraídos de outros modelos de produção em série, neste caso nos do e-up!, com motor elétrico, caixa de velocidades de relação única e o sistema da baterias a serem baseadas no pequeno citadino.

Assim, com os componentes elétricos desse modelo, o e-Käfer conta com uma potência de 60 kW (82 CV), enquanto a bateria de iões de lítio é integrada no piso do carro, consistindo em 14 módulos com 2.6 kWh de capacidade cada para um total de 36.8 kWh.

O aumento da potência e do próprio peso do veículo (para 1280 kg) obriga a um reforço no chassis e no sistema de travagem, para conter melhor as massas em andamento. A aceleração beneficia com este novo motor elétrico: dos zero aos 50 km/h demora menos de quatro segundos e até aos 80 km/h leva pouco mais de oito segundos. Com uma velocidade máxima de 150 km/h, o e-Käfer tem uma autonomia elétrica de 200 quilómetros. Este clássico aceita carga rápida, podendo restabelecer energia para mais de 150 quilómetros em cerca de uma hora ligado à tomada.

De acordo com Thomas Schmall, membro do Conselho de Administração da Volkswagen Group Components, “o Carocha eletrificado combina o charme dos nossos carros clássicos com a mobilidade do futuro”, estando este conceito a ser estudado para aplicação noutros clássicos do grupo. “Já estamos a trabalhar em conjunto para preparar a plataforma para o Bus [NDR: o Pão de Forma]. Um e-Porsche 356 também pode ser efetuado no futuro”. Além disso, a própria utilização da nova plataforma elétrica do grupo, a MEB, estará a ser considerada para o efeito.

Note-se que embora os componentes sejam oficiais da Volkswagen, o trabalho de conversão é feito pela empresa parceira eClassics, situada em Renningen, perto de Estugarda. A marca esclarece ainda que também estão a fornecer aos proprietários do Carocha soluções profissionais de conversão utilizando componentes de produção em série de “alta qualidade”.

A apresentação do e-Käfer será feita no Salão de Frankfurt, que se inicia esta semana naquela cidade alemã.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.