A Volvo aprofunda o seu empenho na mobilidade elétrica com o anúncio de mais um investimento na sua rede de produção. Depois de ter revelado a parceria com a Northvolt para a construção de uma nova fábrica de baterias em Gotemburgo, a Volvo anuncia agora um investimento nos próximos anos de 10 mil milhões de coroas suecas (aproximadamente, 955 milhões de euros) na sua fábrica de Torslanda, na Suécia, para preparar a produção da nova geração de modelos 100% elétricos.

Preparando a próxima geração de automóveis exclusivamente elétricos, a Volvo Cars espera oferecer aos clientes maior autonomia, um carregamento mais rápido e custos mais reduzidos, alcançando assim novos marcos em segurança e sustentabilidade. Como parte deste plano de investimentos, a Volvo Cars irá introduzir uma série de tecnologias que serão inovadoras e mais sustentáveis. Isto inclui os processos de fundição das peças da carroçaria em alumínio, uma nova linha para montagem de baterias, oficinas de pintura e oficinas de montagem final totalmente remodeladas.

Ambos os planos de investimento representam novos passos na ambição da Volvo Cars em comercializar apenas automóveis exclusivamente elétricos a partir de 2030, e refletem o compromisso da empresa num futuro a longo prazo com a cidade de Gotemburgo, na Suécia.

“Com estes investimentos, estamos a dar mais um passo importante em direção ao nosso futuro totalmente elétrico no qual queremos produzir automóveis ainda melhores e mais avançados. Torslanda é a nossa maior fábrica e desempenhará um papel crucial na nossa transformação à medida que avançamos para nos tornarmos num fabricante exclusivo de automóveis elétricos em 2030”, referiu Hakan Samuelsson, CEO da Volvo Cars.

A introdução dos processos de fundição das peças de alumínio na próxima geração de modelos elétricos da Volvo é a mudança mais significativa e mais empolgante deste pacote de investimentos. Este processo é capaz de gerar uma série de benefícios em termos de sustentabilidade, de custo e de desempenho do automóvel sendo a Volvo Cars um dos primeiros construtores a investir no mesmo.

Fundir as principais partes da estrutura do solo numa única peça de alumínio reduz o peso, o que, por sua vez, melhora a eficiência energética aumentando a autonomia do automóvel. Isso permite também que os designers da Volvo consigam otimizar o espaço disponível no interior e na área de bagagem, aumentando a versatilidade total da viatura.

Outros benefícios desta tecnologia incluem a redução da complexidade do processo de fabrico, originando economia de custos nos materiais e na logística, reduzindo a pegada ambiental nas linhas de montagem e na cadeia de fornecimento.

O upgrade nas oficinas de pintura inclui a instalação de novas máquinas e a implementação de novos processos, capazes de reduzir o consumo de energia e de emissões associado a estas fases do processo de fabrico.

Sustentabilidade e eficiência

Este investimento surge na sequência do anúncio feito na semana passada da parceria com a Northvolt, ao abrigo da qual ambas as empresas irão despender 30 mil milhões de coroas suecas (cerca de 2.87 mil milhões de euros) para a criação de uma nova fábrica destinada a produzir baterias ainda mais sustentáveis que irão equipar a próxima geração de modelos elétricos da Volvo.

Na renovada fábrica de Torslanda, a nova linha de montagem de baterias integrará as baterias e os módulos na estrutura do piso do automóvel, enquanto as oficinas de montagem irão ser restruturadas para acolher a próxima geração de modelos elétricos onde se inclui um novo ponto de contacto onde a carroçaria superior e a estrutura inferior do automóvel se encontram pela primeira vez.

As áreas de logística da fábrica serão também remodeladas, para otimizar o fluxo de materiais e o transporte de mercadorias e de peças. A empresa irá também investir nas instalações em redor da unidade fabril, como as áreas de descanso, os vestiários e os escritórios, melhorando ainda mais o ambiente de trabalho para os seus colaboradores.

Javier Varela, diretor de Engenharia e de Operações da Volvo Cars

“Hoje é um dia muito importante para a fábrica de Torslanda uma vez que nos estamos a preparar para o futuro com este volume de investimento. O nosso futuro é totalmente elétrico e por isso temos de ajustar e melhorar a fábrica para garantir que Torslanda continue a construir automóveis premium elétricos da mais elevada qualidade”, explica Javier Varela, diretor de Engenharia e de Operações da Volvo Cars.

A fábrica de Torslanda tem uma capacidade de produção anual de 300.000 automóveis. Esta é uma das fábricas mais antigas da Volvo Cars. Foi inaugurada em abril de 1964 pelo rei sueco Gustaf VI Adolf e foi durante vários anos o maior empregador da Suécia. Hoje em dia, a fábrica de Torslanda tem três turnos de produção e emprega cerca de 6500 pessoas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.