A Volvo Cars escolheu um novo CEO e Presidente para suceder a Hakan Samuelsson, que ocupa aquele cargo desde outubro de 2012. Jim Rowan é atualmente CEO e membro do Conselho de Administração da Ember Technologies e anterior CEO do Grupo Dyson, tendo a sua escolha obedecido a um processo de pesquisa meticuloso com vista a garantir que o sucessor de Samuelsson seria capaz de dar continuidade ao processo de transformação da marca sueca.

Um dos objetivos durante o processo de pesquisa do novo CEO foi o de encontrar um executivo com uma sólida experiência em software, transformação digital e produtos de consumo inovadores, algo que Jim Rowan terá cumprido de acordo com a administração da Volvo Cars.

Jim Rowan, Chief Executive and President

O momento coincide com a extinção do contrato de Hakan Samuelsson, já comunicada, e que termina em 2022. Jim Rowan traz consigo mais de três décadas de experiência global nos setores de consumo e tecnologia, onde potenciou forte crescimento e resultados financeiros por meio de estratégias de transformação e envolvimento do cliente. Também trabalhou extensivamente em digitalização, disrupção, inovação, engenharia e cadeias de fornecimento, o que será valioso para o futuro da Volvo Cars e para a realização das suas ambições estratégicas.

O novo CEO e presidente da Volvo Cars trabalhou na Ember como investidor, membro do Conselho de Administração e CEO desde fevereiro de 2021, atuando como CEO do Dyson Group de 2017 a 2020 e como COO de 2012 a 2017, período durante o qual acelerou a estratégia de e-commerce da empresa, lançou novos e inovadores produtos e aumentou sua participação no mercado mundial.

Antes de Dyson, foi também responsável de operações da BlackBerry e é, atualmente, consultor sénior da empresa de investimento global KKR e membro do Comité de Acionistas da Henkel AG, empresa alemã de tecnologia e bens de consumo, que opera em todo o mundo.

“É com muito prazer que dou as boas-vindas a Jim Rowan como o novo CEO da Volvo Cars. A companhia está a passar por uma rápida transformação digital, por isso procurámos alguém fora da indústria automóvel, com experiência de liderança global. Jim é a pessoa certa para dinamizar a Volvo Cars no futuro, permitindo que a empresa seja um agente de transformação rápida na sua indústria, 100% elétrica e com milhões de relacionamentos diretos com o consumidor “, afirmou Eric Li, presidente do conselho da Volvo Cars.

“Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer sinceramente a Hakan Samuelsson pelo seu compromisso e determinação nos últimos dez anos na Volvo Cars. Hakan, juntamente com a sua equipa de gestores, criou uma linha de produtos forte e renovada, restabeleceu a Volvo como uma marca premium e bem posicionada para o futuro, permitindo a listagem bem-sucedida em bolsa da Volvo Cars “, acrescenta.

“Estou muito satisfeito por ingressar na Volvo Cars num momento tão empolgante para a empresa, um momento de transformação para a indústria e para os consumidores. O forte histórico em inovação, segurança e qualidade da Volvo Cars, juntamente com talento de classe mundial e uma política de sustentabilidade e abordagem à tecnologia inspiradores, coloca a marca numa posição privilegiada para os próximos anos”, afirmou Jim Rowan.

Håkan Samuelsson permanecerá no seu cargo até que Jim Rowan inicie funções a 21 de março, momento em que Samuelsson deixará o Conselho de Administração da Volvo AB, embora se mantenha como Presidente da Polestar Automotive Holding UK Limited (“Polestar”) até que a empresa seja listada no mercado de ações da Nasdaq sob o símbolo “PSNY”.