Aprofundando o seu compromisso com o meio ambiente, a Volvo Cars anunciou que vai deixar de utilizar utensílios de plástico de utilização única (ou descartáveis) em todas as divisões da sua organização a nível mundial. Isso quer dizer que utensílios de plástico como copos, talheres ou recipientes serão substituídos por alternativas mais sustentáveis até ao final de 2019.

Esta decisão reflete o empenho da Volvo Cars no apoio ativo da campanha de Oceanos Limpos das Nações Unidas, que sublinha ainda a ambição da marca de reduzir a sua pegada ambiental ao longo dos próximos anos. Assim, vão ser substituídos cerca de 20 milhões de itens de plástico de utilização única por outros mais sustentáveis ou biodegradáveis feitos em papel ou madeira. Isso equivale a eliminar cerca de 500 elementos de plástico por empregado de forma anual.

A medida será implementada de forma gradual. Pelo final de 2018, a Volvo terá eliminado o recurso a elementos em plástico descartável em eventos globais como apresentações de automóveis, bem como nos seus escritórios e cantinas das instalações da marca na China, Bélgica, Estados Unidos, Suécia e Malásia. Ao longo de 2019, todas as divisões nacionais – incluindo Portugal – irão erradicar a utilização do plástico nas suas operações, incluindo eventos locais.

A Volvo Cars estima que a abolição da utilização do plástico só em 2018 resultará na substituição de mais de 140 toneladas de plástico descartável por opções mais ecológicas.

A marca sueca reconhece que a poluição dos mares é um dos grandes problemas ambientais da atualidade, colocando em risco muitos dos ecossistemas marinhos, com Stuart Templar, diretor de sustentabilidade da Volvo Cars, a explicar que na companhia “assumimos a nossa responsabilidade muito a sério. Devemos fazer a nossa parte para ajudar a lidar com este problema global”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.