A Volvo e a empresa sueca de baterias Northvolt estabeleceram uma parceria para o desenvolvimento e produção de baterias mais sustentáveis para a próxima geração de automóveis elétricos da Volvo e da Polestar.

Como primeiro passo, as marcas esperam abrir um centro de pesquisa e desenvolvimento na Suécia, com início de operações previsto para 2022. Neste centro, o conhecimento acumulado por ambos os parceiros irá ser usao em conjunto para assim desenvolver as células de baterias e correspondentes tecnologias para integração nos automóveis Volvo e Polestar. No âmbito desta ‘joint venture’ está previsto ainda o estabelecimento de uma nova gigafábrica na Europa, com uma capacidade potencial anual de até 50 GigaWatt hora (GWh). O início da sua produção está projetado para 2026.

Como parte do plano, o Volvo Car Group pretende também obter, a partir de 2024, 15 GWh de células de bateria por ano através da fábrica da Northvolt Ett já existente em Skelleftea, na Suécia. Note-se que a Northvolt tem também em vigor uma parceria com o Grupo Volkswagen para o mesmo efeito.

Além dos acordos de fornecimento de baterias anunciados, a parceria entre a Volvo e a Northvolt irá garantir uma resposta às necessidades europeias da Volvo Cars no âmbito do seu ambicioso plano de eletrificação. Em 2025, a empresa pretende que os modelos 100% elétricos correspondam já a 50% do total das suas vendas e, em 2030, a Volvo Cars pretende comercializar somente estes mesmos modelos.

Atualmente, a produção de baterias para os modelos 100% elétricos do Volvo Car Group representa uma parte considerável do ciclo de emissões de carbono associado a cada automóvel. Ao trabalhar com a Northvolt, uma empresa líder na produção de baterias sustentáveis, e ao ser capaz de as produzir próximo das suas unidades de fabrico na Europa, o Volvo Car Group reduzirá a pegada ambiental associada a este processo nos seus veículos futuros.

“Ao trabalharmos com a Northvolt iremos asseguram um fornecimento de células de baterias de qualidade e mais sustentáveis, suportando assim a nossa empresa totalmente eletrificada. Esta proximidade com a Northvolt fortalecerá também as nossas capacidades de desenvolvimento interno”, afirma Hakan Samuelsson, CEO do Volvo Car Group.

Pretende-se que a nova gigafábrica seja alimentada com energia 100% renovável e que possa empregar cerca de 3000 pessoas, estando a sua localização ainda por definir. O primeiro automóvel a apresentar as células de bateria desenvolvidas através desta parceria será o sucessor elétrico do modelo mais vendido da Volvo, o XC60.