A Volvo anunciou que irá ser 100% elétrica a partir de 2030, acompanhando a tendência generalizada da indústria automóvel na área da transição energética. Além disso, todos os veículos elétricos serão vendidos exclusivamente online, naquela que será também uma mudança na estratégia de vendas.

A marca sueca, inserida no grupo Geely Auto, pretende vender apenas automóveis 100% elétricos em 2030, esforçando-se para eliminar o seu portefólio de modelos com motor de combustão em todos os mercados, incluindo os híbridos.

Este plano faz parte de um compromisso ambicioso da Volvo para com a sustentabilidade climática, procurando reduzir não só a sua pegada ecológica, mas também acentuar o esforço nos capítulos da reciclagem e da própria utilização do automóvel, focando-se cada vez mais no meio online – todos os modelos elétricos serão vendidos unicamente em moldes digitais.

A Volvo pretende incentivar a adoção dos veículos elétricos, trabalhando em conjunto com os legisladores no sentido da expansão da rede de carregamento, com a Volvo Cars apostada em acelerar a sua estratégia à luz da procura elevada dos modelos elétricos que tem registado nos últimos tempos.

“Para continuarmos bem-sucedidos, precisamos de crescimento rentável. Por isso, em vez de investirmos num negócio em encolhimento, escolhemos investir no futuro – elétrico e online. Estamos totalmente focados em tornarmo-nos líderes no segmento elétrico premium em rápido crescimento”, referiu o CEO da marca, Hakan Samuelsson.

A par desta notícia, a Volvo lançou igualmente um segundo modelo 100% para acompanhar o XC40 Recharge. Neste caso, será o C40 Recharge, uma versão mais aerodinâmica daquele SUV, sendo apenas um dos elementos que irão fortalecer a oferta da marca sueca nos próximos anos. Em 2025, a Volvo espera ter já 50% das suas vendas globais pertencentes a carros elétricos, com o resto a ser pertencente aos híbridos. Mas essa quota deverá ser reduzida até se extinguir em 2030, ano em que a eletrificação será total para a Volvo.

Para Henrik Green, responsável de tecnologia da Volvo, “não existe futuro de longo termo para os carros com motor de combustão interna”, reforçando a aposta da Volvo nos carros movidos apenas a eletricidade.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.