A Volvo Cars anunciou uma parceria com a cidade de Gotemburgo, na Suécia, para criar zonas de teste de novas tecnologias mais ecológicas com vista à concretização da neutralidade carbónica daquela cidade em 2030.

A iniciativa, denominada Gothenbrug Green City Zone (algo como Zona Verde da Cidade de Gotemburgo), pretende estabelecer uma área dentro daquela cidade que seja completamente isenta de emissões, uma variedade de meios de transporte neutros em emissões e com uma infraestrutura de mobilidade conectada.

Ao utilizar uma cidade real e numa escala de grandes dimensões, a Volvo conseguirá acelerar o desenvolvimento de tecnologias e serviços em áreas como as da eletrificação, mobilidade partilhada, condução autónoma e segurança. Como parte desta zona de testes, a marca planeia ainda ter robôtáxis em funcionamento, operados pela sua própria companhia de mobilidade, a ‘M’.

“Essencialmente, estamos a iniciar um projeto que pretende limitar o número de carros na cidade – que está completamente em linha com o propósito da nossa companhia. Isso já ficou demonstrado pelo nosso investimento na companhia de serviços de mobilidade partilhada, a ‘M’, que desenvolveu tecnologia própria de Inteligência Artificial (AI) para melhorar a utilização e a eficiência”, referiu o CEO da Volvo, Hakan Samuelsson.

Entre as tecnologias que serão testadas, além dos robôtáxis, incluem-se ainda as soluções de geolocalização que permitirá que apenas operem na cidade em modo elétrico e dentro dos limites de velocidade, bem como a infraestrutura de conectividade que ativa algumas funcionalidades de segurança e a partilha de informação entre utilizadores da estrada.

“Queremos usar o nosso conhecimento e tecnologia para ajudar a criar a cidade do futuro que é eletrificada, conectada, partilhada e neutra para o clima”, refere, por seu turno, o responsável de tecnologias da Volvo Cars, Henrik Green.

A iniciativa conjunta da Volvo com a cidade de Gotemburgo irá ter início na primavera de 2021, aumentando gradualmente de dimensão com o passar do tempo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.