As 63 mulheres que compõem o Women’s World Car of the Year (WWCOTY) já escolheram os vencedores das seis categorias automóveis, sendo a partir deste lote muito restrito que será eleito o grande vencedor.

Na sua 13ª edição, o WWCOTY volta a escolher o automóvel que mais convenceu o público feminino pelos seus atributos de segurança, condução, conforto, tecnologia, design, eficiência e valor qualidade/preço. Uma vez mais, Carla Ribeiro, do jornal Público, é a jurada portuguesa nestes que são os únicos prémios do mundo automóvel com um painel de jurados totalmente feminino.

Assim, o Kia Niro foi o vencedor da categoria ‘Modelo Urbano’, destacando-se por ser prático e espaçoso, com uma gama de motorizações bastante ampla (HEV, PHEV e BEV), com o também eletrificado Citroën C5 X a ser eleito na categoria ‘Automóvel de Grandes Dimensões’, valendo-se de uma noção de conforto acima da média, espaço e deisgn atrativo.

O Jeep Avenger foi eleito o ‘SUV Familiar’, com o primeiro elétrico da marca americana a representar aquilo que a marca melhor sabe fazer no âmbito dos pequenos aventureiros com um design muito bem-sucedido e competências robustas fora de estrada. Na categoria de ‘SUV de Grandes Dimensões’, o troféu foi para o Nissan X-Trail, que se demarcou pelo espaço a bordo e pela sua capacidade de oferecer sete lugares. Adicionalmente, sobressai pela tecnologia híbrida e-Power que merece elogios pela suavidade e potência.

Entrando no capítulo de potência, nota para o Audi RS 3 como vencedor do galardão para o ‘Carro de Performance’, que incorpora muitas das soluções das pistas e evidencia prestações excecionais com motor de cinco cilindros em linha.

Por último, a Ford Ranger venceu a categoria ‘4X4’, pela sua robustez e capacidade geral, podendo ser eficiente em estrada, mas também bastante versátil fora dela.

Estes seis vencedores vão agora à ronda final de votação para determinar o prémio final, com o anúncio a ser feito no canal de Youtube do Women’s World Car of the Year no dia 8 de março, que coincide com o Dia Internacional da Mulher.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.