Ainda que o XC60 seja atualmente o carro do momento na Volvo, a atenção de muitos dos responsáveis da marca está já colocada no que aí vem – no XC40, modelo que chegará no próximo ano e que, segundo nos referiu uma fonte da marca sueca, concentrou muitas das atenções internas desde que foi revelado.

Ainda que a grande maioria dos detalhes continuem no segredo dos deuses, sabe-se que o novo XC40 será construído numa nova plataforma, denominada CMA (Compact Modular Architecture), cujo foco estará na eficiência, à imagem do que sucede com a plataforma SPA utilizada para a gama 90 e, agora, também na gama 60. Além disso, irá beneficiar de uma gama de motores Drive-e de três e quatro cilindros (incluindo ainda a solução Diesel), permitindo também uma abordagem integrada ao nível da eletrificação.

Produzido na Bélgica, o novo XC40 marca a entrada da Volvo num novo segmento, onde terá pela frente modelos como o Audi Q3, apostando dessa forma num aumento das vendas. Essa é, aliás, uma das grandes expectativas da Volvo com a chegada do novo SUV compacto, que será dirigido a um público mais jovem e que procura condução ainda mais dinâmica do que atualmente sucede com o XC60.

Na apresentação do XC60 em Barcelona, na qual o Motor24 marcou presença, o Volvo XC40 foi já um dos temas de conversa, com Aira de Mello, diretora de comunicação da marca para o mercado nacional, a destacar o aspeto arrojado daquele modelo, com visual aproximado ao do concept 40.1 apresentado no ano passado, mas de maior elegância, sobretudo ao nível da traseira, prometendo assim cativar uma faixa de público mais jovem.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.