Os zombies continuam na moda: são protagonistas de diversos filmes oriundos dos mais diversos países e culturas, séries de televisão e de bandas desenhadas. Se atualmente a sua representação mais famosa vem na forma da série (adaptada da banda desenhada) ‘The Walking Dead’, foi na década de 1960 que estes seres desprovidos de vida saltaram para a ribalta por intermédio de George Romero, quando este produziu a película que marcou o género na sua abordagem moderna, ‘A Noite dos Mortos-Vivos’.

Mais do que apenas um filme de terror, a interpretação da obra de George Romero é hoje comummente entendida como uma crítica social ao conformismo da sociedade que assistia impávida a toda uma época de agitação nos Estados Unidos da América, sendo um filme produzido com um orçamento muito limitado para aquilo que era usual na época. Contudo, o sucesso que alcançou permitiu a Romero ganhar fôlego para outras abordagens e inspirou muitos outros realizadores, produtores e autores a lançarem-se no género do terror.

Depois de diversas sequelas – a grande maioria sem o sucesso do original – Romero parece estar interessado em fazer uma película em que os zombies são o elemento central, mas com um ‘twist’, fazendo dessas criaturas… pilotos de carros de corrida. Naquela que será a abordagem mais estranha para o género dos mortos-vivos, Romero e Matt Birman estão a colaborar na ideia de um filme chamado ‘Road of the Dead’ em que os zombies são transformados em pilotos para gáudio do público que assiste em arenas ao estilo dos gladiadores antigos.

O projeto está ainda na fase de financiamento, com a sua presença no Festival Internacional Fantasia, em julho, na cidade de Montreal a ser olhada como um ponto decisivo para a sua eventual passagem à fase de produção, como revela o site Indiewire. O argumento é da autoria de Birman, que já colaborou com Romero noutros projetos anteriores e que descreve este como uma tentativa de junção entre corridas apocalípticas, de quadrigas da época romana e de NASCAR dos tempos modernos.