Publicidade Continue a leitura a seguir

Axiis Liion é a supermoto elétrica construída em portugal

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Axiis é uma empresa que se dedica ao fabrico de componentes para motos de fora de estrada. A sua enorme experiência na construção de peças maquinadas, permitiu arriscar num projeto de uma moto elétrica inteiramente produzida em Portugal.

 

O resultado é um modelo com características de supermoto, que conta com um motor elétrico com 134 cv, 720 Nm de binário, uma bateria de 12 kWh, e uma autonomia anunciada de 250 km em ambiente urbano. O quadro, suporte da bateria e o monobraço oscilante são em alumínio maquinado, totalizando um peso de 133 kg, o que dá uma relação peso / potência superior a 1 cv por quilo.

A escolha dos restantes componentes recaiu em marcas cuja qualidade contribui para uma performance extrema, como é o caso da forquilha WP, do amortecedor traseiro Öhlins, ou da travagem a cargo da Brembo.

Para lidar com os 720 Nm de binário da Liion, disponíveis logo que se roda o acelerador, a Axiis desenvolveu um sistema eletrónico que permite ajustar a forma como a potência é entregue à roda traseira.

O projeto encontra-se agora na fase que angariação de investidores para poder arrancar com a produção em escala. Quem tiver interesse em fazer parte pode contatar a Axiis clicando nesta hiperligação.