M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
As scooters, motociclos pensados para um uso primariamente citadino, são dos veículos de duas rodas candidatos a uma eletrificação mais rápida. Além da necessidade de reduzir o impacto ambiental para veículos que andam sempre na cidade, geralmente as scooters fazem poucos quilómetros por viagem, e podem ficar paradas durante algumas horas a recarregar as baterias. Mas há sempre exceções, como serviços de entregas, que necessitam de estar constantemente na estrada. E não vale a pena ter uma frota de scooters paradas enquanto só uma está a andar.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Algumas marcas, como a Gogoro e a Kymco, ambas baseadas em Taiwan, estão a propor a ideia de troca de baterias. A Kymco, em particular, quer ir mais longe que a sua congénere, com terminais de recarga de baterias, espalhados pela cidade, denominados Ionex. Nestes terminais, basta trocar a bateria esgotada da sua scooter por uma previamente recarregada. Mas estes terminais poderiam também ser usados por outras marcas, usando uma tomada elétrica normal, e os responsáveis da marca taiwanesa antecipam até a possibilidade de que as baterias para scooters elétricas poderiam ter um design universal, podendo ser usadas por marcas diferentes. Em vez de vender as baterias, estas poderiam ser alugadas por um valor mensal.

Para ajudar no seu plano, a Kymco apela às autoridades dos vários países onde a marca está envolvida para ajudar na implementação da infraestrutura Ionex, bem como na adoção de baterias estandardizadas pelos vários construtores. Também podem ser levadas para casa e carregadas numa tomada caseira normal. Estas baterias portáteis, que podem ser até duas na mesma moto, vão fornecer energia à bateria principal da scooter, garantindo uma autonomia máxima de 200 km. A Kymco pretende lançar no mercado internacional 10 scooters diferentes durante um período de três anos, para serem vendidas em 20 países diferentes, tendo como objetivo vender 500 mil unidades por ano.

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