M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A BMW não pensa apenas em novos automóveis e motociclos, ou em novas tecnologias para esses veículos. A marca alemã estabeleceu um laboratório especial em Xangai, na China, para criar novas ideias de mobilidade para as cidades. A China viu muitos dos seus cidadãos substituir as bicicletas por automóveis, com o correspondente aumento de poluição, mas a BMW propõe um regresso ao veículo de duas rodas.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A ideia dos membros do BMW Group Technology Office na China chama-se Vision E3 Way, e pretende resolver não só o problema de poluição das grandes cidades, como também o do tráfego. Trata-se de uma estrada elevada, feita exclusivamente para veículos de duas rodas movidos a eletricidade, tanto bicicletas como motociclos.

A proposta da BMW é que estas estradas elevadas sejam baratas de construir e de manter, reduzindo o tempo necessário em deslocações de um ponto a outro da cidade, servindo como via de trânsito ideal para distâncias que são consideradas pequenas em urbes do tamanho das cidades chinesas, de 15 kg. Estas vias também vão reduzir consideravelmente a acumulação de poluição causada por trânsito automóvel parado.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.