Uma das propostas mais interessantes da MITT para o nosso mercado é a scooter com 125 cc, acessível a condutores com cartas de condução A1 ou B. Possui um motor monocilíndrico a 4 tempos com injeção eletrónica, arrefecido por ar com uma potência máxima de 9,2 cavalos e a marca promete consumos de 2,8 litros aos 100 km, tudo isto a cumprir a norma Euro5.

Uma das vantagens das scooters em relação às outras motos é a proteção acrescida que proporciona ao condutor contra os elementos, especialmente na zona dos pés e pernas. A 125 XRS não é exceção e a plataforma plana disponibiliza mais espaço onde é possível transportar uma mochila, ou até mesmo o saco das compras. Criada para uma utilização citadina, tem ainda detalhes como uma tomada USB para carregar dispositivos eletrónicos e espaço debaixo do banco para um capacete integral.

A imagem desportiva com pintura de duas cores (preto e laranja) não deixa ninguém indiferente e pormenores como o design agressivo da dupla ótica frontal irá com certeza atrair os condutores mais jovens.

No curto contato que tivemos apenas andámos em pista, mas deu para concluirmos que a ciclística assente no chassis tubular é eficaz, estável em reta e curva muito bem. A forquilha telescópica e os dois amortecedores, juntamente com as rodas em alumínio com 10 braços e 14 polegadas de diâmetro proporcionam um bom nível de conforto. O pequeno monocilindro é muito disponível e consegue levar-nos rapidamente até à velocidade máxima graças à leveza do conjunto (110 kg), o que beneficiará também a agilidade no trânsito citadino. A travagem pareceu-nos muito progressiva por ser combinada para maior segurança e conta com disco e pinça de dois pistões na frente e apenas um pistão atrás.

O painel de instrumentos mostra toda a informação relevante de forma legível repartida entre um velocímetro analógico e um ecrã digital.

A mobilidade urbana ganha assim mais uma alternativa económica e divertida para as deslocações diárias com um argumento final difícil de resistir que é o preço: 1 890 euros.

Ficha técnica:
MOTOR: Monocilíndrico,125 cc, OHC, 2válvulas,injeção eletrónica, refrigeração por ar POTÊNCIA: 6,9kW (9.2cv) / 8.500 rpm CHASSIS: Berço em tubos de aço RODAS(FR./TR.): 14”/14” Jantes em alumínio de 10 braços PNEUS(FR./TR.): 120/70-R14/ 130/70-R14 SUSPENSÃO (FR.): Forqueta telescópica. Curso n.d. SUSPENSÃO(TR.): Dois amortecedores, ajustáveis em pré-carga. Curso n.d. TRAVÕES(FR.): Disco e pinça de 2 pistões sistema CBS TRAVÕES (TR.): Disco e pinça pistão simples sistema CBS DIMENSÕES(Comp./Larg./Alt.): 1.940/ 665/ 1.130mm ALTURA DE ASSENTO: 760mm DEPÓSITO DE COMBUSTÍVEL: 8L PESO A SECO: 110 Kg EQUIPAMENTO DE SÉRIE: Painel digital e analógico; Tomada USB CORES: Preto e laranja