Depois de um sábado de sonho, Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) teve um desempenho impressionante num domingo especial, encerrando um fim de semana histórico no Monster Energy British Grand Prix com uma vitória.
O #23 tornou-se o10ºpiloto diferente a vencer em Silverstone nos últimos dez eventos na pista, chegando ao fim da corrida para se colocar em terceiro na luta pelo título e a apenas 49 pontos do topo. Entretanto, o topo da classificação pertence, mais uma vez, a Jorge Martin (Prima Pramac Racing), com o #89 a liderar a maior parte do Grande Prémio antes de se mostrar incapaz de derrotar Bastianini.
O atual campeão Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) garantiu o último lugar no pódio ao recuperar de uma queda no sábado, mas os 16 pontos conquistados no domingo colocam-no novamente atrás de Martin por três.
Assim que as luzes se apagaram foi uma explosão do passado por parte de Bagnaia, que fez o holeshot na corrida para a Curva 1 depois de um arranque fenomenal, à frente de Bastianini e Martin. Embora tenha sido um grande começo do #1, foi uma volta de abertura mais difícil para o pole Aleix Espargaro (Aprilia Racing), que caiu para a quarta posição depois de alguma confusão, com Marc Marquez (Gresini Racing MotoGP™) a passar brevemente pela Aprilia antes de ser despromovido para P5 mais uma vez.
Infelizmente, o Grande Prémio terminou cedo para Brad Binder (RedBull KTM Factory Racing), que sofreu um problema no início da corrida. Mais tarde, na volta de abertura, as corridas de Miguel Oliveira e Raul Fernandez, da Trackhouse Racing, também chegaram ao fim, com quedas.
Bagnaia liderava com Bastianini, mas Martin não demorou a ultrapassar o #23. Bastianini rapidamente caiu para quarto também, com Espargaro a encontrar um caminho. Marc Marquez também estava perto na perseguição quando os cinco primeiros começaram a separar-se.
Mais atrás, Pedro Acosta (Red Bull GASGAS Tech3) e Fabio Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) começaram a lutar pela sétima posição. Di Giannantonio encontrou o seu caminho no #31 e começou a duelar com Alex Marquez (Gresini Racing MotoGP™) em sexto, com os dois a trocarem algumas pinturas e o piloto da VR46 a fazer o clássico da Moto3™: bater na parte de trás do assento para dizer “sigam-me”.
Enquanto isso, na frente, a tensão aumentava à medida que Martin se aproximava, à procura de uma oportunidade para atacar Bagnaia na liderança. Ele assumiu a liderança pela primeira vez na volta 12, fazendo a manobra na entrada da curva 3. Atrás da dupla líder, Bastianini encontrou então uma brecha na armadura de Espargaro – entrando nos lugares provisórios do pódio.
Faltavam seis voltas para o fim e sete décimos para Martin. Lenta mas seguramente, isso estava a diminuir. No entanto, era um progresso agonizante, com centésimos e décimos a fazerem a diferença à medida que o #23 se aproximava cada vez mais. Na penúltima volta, ele já estava lá e, de repente, Martin foi ultrapassado uma vez e depois novamente na Curva 3, na segunda vez em que pediu para ser ultrapassado demais para defendê-la. Bastianini ultrapassou-o e passou para a linha de meta na liderança quando a última volta começou.
Em apenas uma volta, Bastianini conseguiu um final fantástico para o Grande Prémio da Grã-Bretanha, abrindo uma diferença magnífica para cruzar a linha e fazer história à frente de Martin e do companheiro de equipa Bagnaia, que conquistou o último lugar no pódio.
Marc Marquez ficou em quarto depois de uma carga tardia em Pecco, mas sem conseguir chegar, e teve de lidar com a sua própria diferença, com Di Giannantonio a subir de10º na grelha para quinto na bandeira axadrezada.
O polaco Espargaro ficou em sexto e estava a ser perseguido por Alex Marquez, com o #73 a terminar apenas 0,227s atrás. Entretanto, Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) foi oitavo, à frente de Acosta em nono.
O estreante teve mais um forte resultado pontual e ficou à frente de Franco Morbidelli (Prima Pramac Racing), que lutou pelo pelotão para conquistar o último lugar entre os 10 primeiros depois das duas penalizações por Longa Volta após o incidente de sábado.
Com estes resultados, Jorge Martín assume, de novo, o comando do Mundial, com 241 pontos, mais três do que Bagnaia, que desce ao segundo lugar.