Ensaio BMW F 850 GS: Liberte o explorador que há em si

13/08/2018

A nova F 850 GS é a ferramenta ideal para a sua próxima aventura. Ao renovar o modelo de média cilindrada da gama GS, a BMW apresenta, em 2018, um argumento de peso a todos os entusiastas das grandes viagens fora de estrada. Não é que não seja possível andar com ela em asfalto, mas onde fica a diversão?

Quatro anos de desenvolvimento e milhares de quilómetros depois, chega-nos uma moto que pouco tem que ver com o modelo que vem substituir. O motor sobe de 798cc para 853cc, e ganha 10cv, passando a 95cv. O resultado é um motor com uma personalidade vincada, uma entrega de potência que pode variar entre uma agressividade e uma suavidade impressionantes. No entanto, por mais incrível que seja o motor, sozinho não vai a lado nenhum, por isso a BMW atualizou também o quadro, que agora é uma estrutura monocoque, em vez do anterior formato tubular. A única coisa que se mantém é o material utilizado que continua a ser o aço, por causa da rigidez necessária na utilização fora de estrada. O tanque de combustível deixa de estar debaixo do banco, passando para uma localização mais convencional, à frente do condutor entre as suas coxas, otimizando assim o centro de gravidade.

Para alguém “calçado” com tão finos “sapatos” – pneu de 90/90 em jante de 21” na frente, e 150/70 em jante de 17” atrás sem câmara-de-ar – o seu comportamento em alcatrão revela uma agilidade exemplar, apesar de a frente afundar demasiado nas travagens, é uma pena a suspensão não permitir afinações. Em tiradas de muitos quilómetros justifica-se a escolha do banco “confort”, bem como o “cruise control”, este vem incluído no “pack touring” e são opcionais que tornam realmente confortáveis as viagens mais longas. O pior mesmo é o vento: o vidro frontal revela-se insuficiente para defletir de forma eficaz, o que faz com que a velocidade cruzeiro tolerável ande nos 110km/h.

Já fora de estrada as coisas mudam de figura, é onde a F850GS parece estar no seu território. A suavidade com que o bicilíndrico paralelo entrega a potência sempre que é solicitado pelo acelerador eletrónico é muito natural, não havendo o distinto “on-off” que se sente em outras motos. Só temos de ajustar a pré-carga do amortecedor, manual ou eletronicamente, através do ESA dynamic no pack touring. Este sistema funciona mesmo e com o passar dos anos só tem vindo a ficar mais refinado. Depois, é escolher o modo de condução: de série temos rain e road, mas vale a pena optar pelo pack dynamic para ter acesso aos modos dynamic, enduro e enduro pro, se pretender fazer muitos quilómetros fora do alcatrão. A aceleração é vigorosa, a travagem é eficaz, e nas reduções temos a ajuda da embraiagem deslizante que não deixa bloquear a roda traseira. Só temos pena que os pneus montados não tenham sido os mais indicados para a incursão fora de estrada que fizemos. Outra novidade é o ecrã TFT de 6,5”, que apesar de ser opcional, é indispensável se quiser emparelhar com o smartphone. Não se sente à vontade na condução fora de estrada mas gostava de experimentar fazê-lo com segurança? Pode fazê-lo com a Motoxplorers, que são parceiros da BMW Motorrad, e têm cursos off road, tours, passeios e até ajudam a montar uma viagem à medida. A BMW convida-nos a jogar um jogo que é atrativo no preço base, mas que pode ficar caro à medida que adicionamos acessórios. Para os que o podem jogar, a retribuição não tem preço.

Mais: som do motor, comportamento previsível, facilidade de condução.
Menos: a maioria dos acessórios de que gostámos são opcionais.

Ficha técnica:
Preço: a partir de 12.222,58 euros, unidade ensaiada: 19.321,34 euros
Motor: bicilíndrico paralelo com 853cc
Potência: 95cv (70kW)

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