A recém-criada Zapp lançou-se no mercado das scooters elétricas e desvendou a i300, uma solução que se destaca pelo seu estilo inovador e pela potência substancial conferida por uma bateria de ponta.

A marca britânica, criada por entusiastas, tem na nova i300 um novo argumento para revolucionar a mobilidade urbana, com recurso a materiais de nova geração, como uma bateria de iões de lítio de baixo peso e um motor elétrico síncrono de íman permanente de 14 kW que produz 587 Nm à roda traseira. Com um baixo peso de apenas 90 kg, esta scooter consegue acelerar dos zero aos 50 km/h em menos de 2,4 segundos.

A bateria, com 5 kg de peso, é amovível e pode ser retirada pelo proprietário para que seja carregada de forma segura em casa, o que torna a dificuldade de encontrar pontos de carga um fator do passado. A scooter surge com dois packs de bateria, com outros packs adicionais à disposição do cliente. A autonomia é de 56 quilómetros e o carregamento numa tomada convencional leva apenas três horas.

Permite recuperar energia a partir dos travões, aumentando a longevidade dos travões, mas também reduzindo a poluição ao nível das partículas. O pneu traseiro de medida 140/60 é preenchido com nitrogénio permite lidar com a alta potência de forma rápida. O braço da roda traseira (de 14 polegadas e com jante de 10 raios) é inspirado nas motos desportivas, tendo o quadro da mesma uma configuração em ‘Z’.

A inspiração na competição prossegue com a estrutura do chassis em alumínio e aço de cromo-molibdénio para redução superior do peso. Além disso, a suspensão dianteira tem uma estreia técnica na forma da suspensão de montagem invertida, aumentando a rigidez, segundo a Zapp, ao passo que a suspensão traseira tem por base uma solução push-rod com amortecedor coil-over associado, um esquema que não é comum e que coloca o amortecedor e mola em posição quase horizontal. Para lidar com a exigência da mobilidade urbana, o ângulo de viragem é de 80º.

Outro ponto de evolução é o de venda, com a marca a fazer a comercialização das suas scooters diretamente a partir do seu site (com um preço base de 5250 libras sem o incentivo do Governo britânico). Para a manutenção, uma equipa da marca fará uma deslocação anual a casa do proprietário para efetuar a verificação dos componentes necessários, sendo que a Zapp destaca a pouquíssima quantidade de manutenção requerida.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.