M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A segurança dos motociclistas tem sido alvo de bastante pesquisa, incluindo a criação de airbags que possam ser usados em volta do corpo. Marcas como a Helite e a Dainese são as que mais têm apostado nesta tecnologia, e esta última criou mais uma proposta do conceito de airbag para motociclistas, que torna ainda mais fácil o seu uso, como se fosse uma simples peça de vestuário.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Dainese chama-lhe D-Air, um “blusão inteligente” que pode usar por baixo ou por cima da roupa, ou que pode dobrar e guardar num saco ou numa mochila. O “blusão inteligente” D-Air é feito à volta de um computador central que analisa dados transmitidos por sensores, 1000 vezes por segundo. O sistema tem a capacidade de analisar a aderência, inclinação em curva, velocidade de desaceleração e a presença de outros veículos, de modo a que o algoritmo apenas ative o airbag quando um acidente é inevitável.

O airbag em si está protegido por uma estrutura de micro-filamentos internos, que assegura que a inflação do saco de ar é instantânea por toda a superfície. Este escudo protege o peito e as costas dos motociclistas, assegurando um nível de proteção semelhante ao de uma estrutura rígida. Assim além de conseguir absorver algum do impacto de um acidente, o D-Air também é bastante leve, não causando desconforto no seu uso diário. Mesmo a bateria, com carga para 26 horas de utilização contínua, é suficientemente leve para todos os motociclistas. O “blusão inteligente” vai estar disponível em dois tamanhos por preços em redor dos 615 euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.