M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Harley-Davidson é um dos símbolos dos Estados Unidos da América, com as suas motos a representarem a total liberdade de movimento, de costa a costa. Mas representar a América não se pode fazer apenas de forma hedonista, foi por isso que a Harley inventou uma ferramenta trabalho, que se tornou o transporte preferido dos trabalhadores americanos durante a Grande Depressão, o Servi-Car. Esta mistura de triciclo motorizado e veículo comercial foi tão apreciado pelo público que permaneceu no mercado por mais de 40 anos.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Servi-Car foi produzido de 1932 a 1973, e foi o veículo mais parecido com um automóvel que a Harley já teve na sua gama. Ao contrário de outros triciclos semelhantes, o fiável motor de 750cc e válvulas laterais estava conectado ao eixo traseiro por um diferencial, em vez de corrente, e até podia fazer marcha-atrás, a partir do segundo ano de produção. Foi sendo evoluído constantemente, substituindo o travão de tambor único da traseira por dois de discos, nos anos 50. A Harley chegou a estudar montar uma suspensão no eixo traseiro, mas o triciclo ficou menos estável.

Embora o Servi-Car já viesse equipado com uma caixa de carga, este exemplar de 1947 foi modificado depois de restaurado, passando a usar a caixa de carga de um Ford T comercial, o veículo que permitiu a qualquer americano ter ser o próprio carro, e que também foi o preferido de muitos entusiastas para fazer todo o tipo de modificações durante a Grande Depressão. A escolha desta caixa de carga é apropriada, pois a Ford costuma vender séries limitadas da sua pick-up F-150 com o logótipo da Harley-Davidson. Está à venda no site de leilões da Mecum, onde o seu proprietário espera conseguir entre 20 e 30 mil dólares.

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