O elemento comum às duas marcas suecas é a perceção em relação ao bom gosto do design que os escandinavos nos foram habituando há décadas, e que praticamente ninguém contesta. A Husqvarna, tal como muitas outras marcas percebeu que os modelos com mais sucesso por estes dias são aqueles que apelam ao imaginário retro, mas, ao criar a Vitpilen 401 (flecha branca), não se limitou a fazer mais uma café racer esteticamente igual a todas as outras. Em vez disso apostou numa interpretação neo-futurista do que deve ser uma café-racer nos dias de hoje. O resultado, é uma moto cujo design é tão limpo, que poderia ostentar o logo da Apple, se a marca construísse motos.
A escolha do branco ajuda, mas há outros pormenores que mostram o cuidado com o detalhe que o gabinete de design teve ao projetar a Vitpilen 401. O depósito alongado em branco, o quadro em treliça, o farol e stop ambos em led, as jantes de 17” anodizadas, e os apontamentos em verde, servem de pretexto para sermos abordados frequentemente por curiosos querendo saber informações sobre a moto.
A sua cilindrada (373cc), potência (44cv), tamanho, e peso (150kg) tornam-na uma escolha óbvia para recém encartados com estatura pequena. Mas motociclistas maiores não terão problemas em acomodarem-se aos seus comandos, e não podemos deixar de ficar surpresos com a resposta pronta e linear do pequeno mono cilíndrico, e da facilidade e conforto proporcionados ao andar nela. O que ajuda muito a tornar as deslocações pela cidade confortáveis são a suspensão invertida e amortecedor, ambos WP, e a embraiagem deslizante (não deixa a roda traseira bloquear nas reduções), no entanto a posição de condução debruçada sobre o depósito condicionada pelos avanços pode não ser para toda a gente. Para quem quer uma posição mais descontraída a Husqvarna criou uma irmã, a Svartpilen (flecha negra), que em vez de avanços tem um guiador, e muda a forma de conduzir para uma posição mais direita, e só há em preto.
Afinal o estilo parece que encontrou aqui uma referência pelo qual pode bem ser medido.
VeredictoMais: design, autonomia, acessórios para personalização
Menos: nada assinalável
Ficha técnica:
Preço: a partir de 7.375 euros
Potência: 43cv
Caixa: de 6 velocidades
Suspensões: forquilha invertida com 142mm na frente, e mono-amortecedor com 150mm atrás, ambos WP
Travões: pinça radial de 4 pistões com disco de 320mm na frente, e pinça de pistão único com disco de 230mm atrás, ambos com ABS
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