M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Colocar a informação de condução ao nível do campo do visão é algo importante para quem está aos comandos de um veículo na estrada. Muitas vezes, é preciso levar os olhos para o painel de instrumentos ou para os mostradores para verificar a velocidade ou o correto funcionamento do veículo. E esta fração de segundo perdida pode ser crucial para evitar um acidente.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Até agora, o head up display só estava disponível como opcional em automóveis. Essencialmente, é fácil de integrar na eletrónica do carro, bastando depois projetar os dados no vidro dianteiro, evitando assim ter que olhar para o painel de instrumentos. Mas um motociclo é mais low tech no que diz respeito à integração homem/máquina, e quem conduz uma moto não tinha a mesma vantagem… até agora.

A Nuviz apresentou o primeiro HUD para motos. É um aparelho pequeno que pode ser facilmente acoplado a um capacete integral, transmitindo informação ao equivalente a quatro metros do campo de visão. Para funcionar, tem que estar conectado a um iPhone ou Android, permitindo-lhe oferecer um sistema de navegação. O conjunto de dados em visualização pode ser facilmente controlado através de um pequeno manípulo que é montado no guiador. O HUD da Nuviz também funciona como câmara e pode tirar fotografias ou vídeos, que são guardadas num cartão de 128 GB.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.