M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A BMW começou a trabalhar na eletrificação dos seus automóveis com os modelos das séries i e iPerformance, mas ainda não tem nenhuma moto elétrica no seu plantel. Consciente da imagem histórica associada aos seus veículos de duas rodas, a marca alemã preferiu esperar até conseguir integrar a nova tecnologia no seu design tradicional, e finalmente conseguiu combinar os dois com a moto elétrica Vision DC Roadster.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Para Edgar Heinrich, responsável pelo design das motos BMW, os motores boxer da marca alemã, com os dois cilindros deitados e opostos um ao outro, são o coração das suas motos. A sua colocação na estrutura é uma importante componente visual, que tem dado às motos BMW uma aparência única. O desafio para Heinrich foi criar uma moto que pareça estar equipada com um motor boxer, mas que na verdade utiliza bateria e um motor elétrico.

Numa moto convencional, a cilindrada do motor determina como vai ser montado, mas numa moto elétrica é a bateria que ocupa mais espaço. Por isso, Heinrich tirou partido da forma da bateria para manter uma aparência exterior parecida com a de uma moto a gasolina. Em particular, inspirou-se na BMW R32, a primeira moto do género concebida pela marca. O seu designer, Max Friz, concebeu a forma de colocar as protuberâncias do motor a sair pelos lados, de modo a eliminar problemas de refrigeração, tal como Heinrich fez agora para reduzir a alta temperatura da bateria. A BMW R32 foi produzida de 1923 a 1926.

Na BMW Vision DC Roadster, a marca concebeu uma moto elétrica com uma frente baixa e curta e uma traseira mais afilada e comprida, para lhe dar uma aparência ágil. A estrutura metálica que substitui o depósito de combustível incorpora o assento, que tira partido da nova tecnologia de motor para adotar um desenho mais confortável. Uma carroçaria em fibra de carbono e faróis em LED contribuem para o visual moderno. Embora não tenha indicado que vai construir esta moto, seria uma boa maneira de festejar o centenário da moto BMW com motor boxer, introduzindo uma nova tecnologia para os seus veículos de duas rodas.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.