Para Edgar Heinrich, responsável pelo design das motos BMW, os motores boxer da marca alemã, com os dois cilindros deitados e opostos um ao outro, são o coração das suas motos. A sua colocação na estrutura é uma importante componente visual, que tem dado às motos BMW uma aparência única. O desafio para Heinrich foi criar uma moto que pareça estar equipada com um motor boxer, mas que na verdade utiliza bateria e um motor elétrico.
Numa moto convencional, a cilindrada do motor determina como vai ser montado, mas numa moto elétrica é a bateria que ocupa mais espaço. Por isso, Heinrich tirou partido da forma da bateria para manter uma aparência exterior parecida com a de uma moto a gasolina. Em particular, inspirou-se na BMW R32, a primeira moto do género concebida pela marca. O seu designer, Max Friz, concebeu a forma de colocar as protuberâncias do motor a sair pelos lados, de modo a eliminar problemas de refrigeração, tal como Heinrich fez agora para reduzir a alta temperatura da bateria. A BMW R32 foi produzida de 1923 a 1926.
Na BMW Vision DC Roadster, a marca concebeu uma moto elétrica com uma frente baixa e curta e uma traseira mais afilada e comprida, para lhe dar uma aparência ágil. A estrutura metálica que substitui o depósito de combustível incorpora o assento, que tira partido da nova tecnologia de motor para adotar um desenho mais confortável. Uma carroçaria em fibra de carbono e faróis em LED contribuem para o visual moderno. Embora não tenha indicado que vai construir esta moto, seria uma boa maneira de festejar o centenário da moto BMW com motor boxer, introduzindo uma nova tecnologia para os seus veículos de duas rodas.
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