M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Motociclos com um estilo retro e saudosista são bastante comuns. Aliás, existem construtores que fazem disso carreira, e uma delas é a Royal Enfield, antiga marca britânica, hoje baseada na Índia. Mas mesmo dentro do visual clássico, há espaço para fazer algo de diferente, razão pela qual a marca indiana resolveu trazer de volta um modelo que ficou bastante famoso na Segunda Guerra Mundial, por poder saltar de paraquedas junto com os soldados.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A WD/RE 125 foi encomendada à Royal Enfield pelo Departamento de Guerra do governo britânico (daí o nome WD, para “war department”), e construída com base no design da alemã DKW RT100. Mas rapidamente ficou conhecida pelos paraquedistas como “Flying Flea” (“pulga voadora”, em inglês), por ser fácil de transportar e de poder ser lançada de paraquedas atrás das linhas inimigas. Para esconder as origens alemãs, o seu símbolo era o cavalo alado Pégaso, escolhido pelo general Frederick “Boy” Brown. O design era tão eficiente que continuou a ser usada numa versão civil após o final da guerra.

Agora, mais de 70 anos depois, a “pulga voadora” está de volta, com o visual antigo mas com tecnologia moderna. Apenas mil unidades vão ser construídas para o mercado mundial. Do modelo original, a Royal Enfield recupera a cor castanha (única disponível), o número militar de série estampado no depósito, tal como os alforges semelhantes aos que eram usados pelos soldados na Segunda Guerra Mundial. O motor de 125 cc dá lugar a um motor de 500 cc, a quatro tempos com refrigeração a ar e injeção eletrónica, que debita 27 cv. A suspensão traseira usa amortecedores a gás ajustáveis.

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